O Conselho Regional de Nutricionistas da Décima Região é uma autarquia federal sem fins lucrativos, de interesse público, com poder delegado pela União para normatizar, orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício e as atividades da profissão de nutricionista no estado de Santa Catarina, em defesa da sociedade.

O Sistema CFN/CRN tem como órgão central o CFN (Conselho Federal de Nutricionistas) e é integrado, atualmente, por onze Conselhos Regionais de Nutricionistas. O primeiro colegiado do CRN10 tomou posse em 05 de Outubro de 2009. O Sistema se mantém com a arrecadação proveniente de anuidades, taxas, multas e emolumentos (taxa cobrada pela expedição de documentos), recolhidos por pessoas físicas (nutricionistas e técnicos) e jurídicas (empresas e instituições).

O Plenário do Conselho Regional é constituído por 18 (dezoito) Conselheiros, eleitos pelo voto direto dos nutricionistas inscritos. A participação dos Conselheiros é voluntária e as ações desenvolvidas obedecem a planejamento prévio, estabelecido ao final do ano no Plano de Ações e Metas do Regional. As ações previstas estarão sujeitas à Previsão Orçamentária Anual, com base na arrecadação das anuidades, taxas e emolumentos recolhidos. As atividades financeiras praticadas pelo CRN são submetidas à auditoria do Tribunal de Contas da União.

A estrutura organizacional do CRN conta com o Plenário, como instância decisória; a Diretoria enquanto instância executiva, composta por quatro conselheiros;  com as Comissões Permanentes de Fiscalização, Ética, Formação Profissional, Comunicação, Tomada de Contas e Licitação; com as Coordenações de Fiscalização, Técnica e Administrativa e seus respectivos Setores Operacionais.

missão do CRN10 é “Promover a saúde da população por meio da segurança alimentar e nutricional, com a finalidade de garantir o direito humano à alimentação adequada e sustentável, à medida que orienta, disciplina e fiscaliza o exercício profissional do Nutricionista e do Técnico em Nutrição e Dietética.” E nossa visão: “Ser sinônimo de valorização da profissão, referência na orientação aos profissionais e modelo de confiabilidade pautado em uma relação participativa, acessível e acolhedora.”

Nossos Valores: Ética, Comprometimento e Imparcialidade. Valores específicos: Cooperação; Pluralidade; Inovação; Acolhimento; e Resolutividade.