O Conselho Federal de Nutrição (CFN) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realizaram, nesta quinta-feira (28), uma reunião estratégica para discutir o fortalecimento das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional no Brasil.
Um dos principais temas debatidos foi o Projeto de Lei 3.002, de 2024, que propõe a criação de uma nova Política Brasileira da Alimentação Escolar. A medida prevê a reformulação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
O CFN ressaltou que a inserção e valorização dos profissionais da nutrição, tanto nutricionistas que são os responsáveis técnicos do PNAE, quanto os TND, é essencial para garantir refeições de qualidade e fortalecer as bases da segurança alimentar no país.
A presidenta do CFN, Erika Carvalho, destacou a relevância de parcerias contínuas com o FNDE para a construção de soluções sustentáveis e eficazes. “A colaboração entre nossas instituições é fundamental para fortalecer a segurança alimentar e garantir o acesso a uma alimentação de qualidade, especialmente para as populações mais vulneráveis”, afirmou.
Por sua vez, Fernanda Pacobahyba, presidenta do FNDE, frisou o papel central da alimentação escolar no desenvolvimento de hábitos saudáveis. “Fortalecer essas políticas significa investir na saúde das nossas crianças e jovens, garantindo acesso a refeições de qualidade que terão impacto positivo ao longo de toda a vida”, destacou.
Representando o CFN, além da presidenta Erika Carvalho, participaram da reunião a vice-presidenta Carla Galego, o diretor Mauricio Rafael Novaes, a diretora Viviani Fontana, a coordenadora da Unidade Técnica Caroline Romeiro e a assessora de Relações Institucionais e Governamentais Gerlane Alves. Pelo FNDE, além da presidenta Fernanda Pacobahyba, estiveram presentes a coordenadoa geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar (CGPAE) Karine Santosa, a chefe de gabinete Juliana Miguel, o diretor de Ações Educacionais (Dirae) Anderson Sampaio e o coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan) Daniel Bandoni.
A reunião reafirmou o compromisso do CFN em liderar debates sobre segurança alimentar e nutricional, consolidando seu papel como uma das principais vozes no aprimoramento das políticas públicas do setor. A parceria com o FNDE aponta para avanços concretos na agenda da alimentação escolar, promovendo impactos diretos na saúde e na qualidade de vida da população brasileira.