A conselheira do CRN-10 Elinia Mateus Marsango, presidente do Coletivo de Nutricionistas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), participou do G20 Social, realizado no Rio de Janeiro, onde foi palestrante na mesa-redonda “Intersetorialidade nas políticas públicas de segurança alimentar e nutricional e de assistência social no enfrentamento à fome e à insegurança alimentar e nutricional”. O debate ocorreu em 14 de novembro e reuniu Jucimeri Isolda Silveira, da Frente Nacional em Defesa do SUAS e da Seguridade Social, Gabriela Bioni, que atua na Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e Márcia Lopes, do Instituto Fome Zero, sendo a mediação realizada por Alexsandro Wosniaki, membro do Coletivo de Nutricionistas.
O diálogo enfatizou estratégias integradas para fortalecer as políticas públicas e o papel da intersetorialidade no combate às desigualdades alimentares. Elinia destacou como o SUAS e o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) podem atuar conjuntamente para ampliar a garantia de direitos essenciais, como o acesso à alimentação adequada.
Além de sua contribuição no debate, Elinia representou o CRN-10 em articulações estratégicas no evento, entregando materiais técnicos a lideranças importantes, como Kleytton Guimarães Morais, presidente da Fundação Banco do Brasil, Elias de Sousa Oliveira (Diretor do Departamento de Proteção Social Básica do MDS), Patrícia Gentil (Diretora do Departamento de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável do MDS) e Lilian Rahal (Secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS).
Também esteve com Penélope Andrade, presidente do Congemas, o secretário executivo Paulo Henrique de Souza e a vice-presidente Magali Pereira Gonçalves Costato Basile, fortalecendo diálogos sobre as interfaces entre assistência social e segurança alimentar.
A participação de Elinia no G20 Social reafirma o compromisso do CRN-10 e do Coletivo de Nutricionistas do SUAS em promover a segurança alimentar e nutricional como direito fundamental e em integrar esforços para combater a fome e a insegurança alimentar