Encerrou nesta sexta-feira (9/8) a 8ª Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais que ocorreu em Brasília. O evento iniciou na terça-feira (6/8) com a palestra de abertura conduzida pelo ministro-substituto do Tribunal de Contas da União (TCU) Werder de Oliveira, que traçou um panorama crítico dos conselhos federais de profissões regulamentadas no Brasil. O ministro abordou o histórico de representatividade das profissões nas constituições federais de 1891, 1934 e 1988.

A presidente do CRN-10, Vânia Passero, esteve presente junto com a vice-presidente Adriana Salum e com a coordenadora Administrativa Liliane Nieser, o supervisor financeiro Yuri Gimenez, o assessor em Tecnologia da Informação Nilo Coelho e a assessora contábil Juliana Souza.

A conferência, realizada anualmente, busca promover uma integração completa e o aprendizado contínuo da gestão pública nas entidades representativas das categorias profissionais. Em paralelo, o prêmio reconhece as melhores práticas observadas nos conselhos profissionais. Foram quatro dias com diversas palestras, oficinas, encontros e painéis com temas atualmente discutidos no âmbito dos conselhos profissionais e pelo Tribunal de Contas da União para a boa governança das autarquias. Os palestrantes apresentaram material didático e atualizado, contendo novidades legislativas, atos e instruções normativas dos órgãos de controle, acórdãos e boas práticas compartilhadas.

O evento teve como foco o incentivo digital e geração de resultados no âmbito da gestão pública e da atividade finalística das entidades fiscalizadoras e regulamentadoras do exercício profissional. Durante o Congresso foram apresentadas as premiações em 10 categorias para os Conselhos Federais e 10 categorias para Conselhos Regionais.