Na tarde de 28 de setembro, em Florianópolis, cerca de 50 nutricionistas estiveram reunidos no III Encontro para Nutricionistas Responsáveis Técnicos de Instituições de Longa Permanência do Idoso (ILPI). O evento foi realizado pelo Conselho Regional de Nutricionistas da Décima Região (CRN-10) em parceria com a 30ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital, que tem como uma das atribuições a defesa dos direitos dos idosos e realiza anualmente a fiscalização em ILPIs.  A presidente do CRN-10, Vânia Passero, esteve presente e fez a abertura do evento junto com a nutricionista Aderley Serenita Sartori da Silva, da equipe do promotor de Justiça Daniel Paladino, e da nutricionista Ana Paula de Mello, 2ª Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, seção Santa Catarina. As conselheiras Juliana Franco, coordenadora da Comissão de Fiscalização, e Deise Maria Pacheco Gomes, coordenadora da Comissão de Ética, também integraram a mesa de honra.

O Encontro tem como objetivo aprimorar a atuação dos nutricionistas nestes locais, proporcionar atualização técnica sobre nutrição para idosos, valorizar a atuação, fornecer espaço para discussão em oficina e estratégias de ações em conjunto e ainda aproximar os nutricionistas que atuam nas ILPIs.

A presidente Vânia Passero fez o lançamento do Manual Orientativo para Nutricionistas atuantes em Instituições de Longa Permanência para Idosos, uma publicação virtual que está disponível aqui no site e que teve a colaboração de várias nutricionistas, atendendo as demandas levantadas pelo setor de Fiscalização do CRN-10 (leia matéria sobre o Manual). A presidente ressaltou o crescimento no número de idosos e destacou que em Santa Catarina há 230 ILPIs cadastradas no CRN-10 com responsáveis técnicos na área. A nutricionista Ana Paula de Mello corroborou os dados, enfatizando a importância das parcerias para aprimorar ainda mais os serviços, ampliar as possibilidades de trabalho na área de Nutrição e oferecer capacitação aos profissionais.

Em seguida, a palestrante Elisa de Espíndola fez uma apresentação sobre a atuação do profissional nutricionista na ILPI, iniciando pela contextualização da saúde dessa faixa etária, as necessidades que precisam ser atendidas até chegar no dia a dia das rotinas que precisam ser implementadas. Nutricionista  com pós-graduação em Nutrição Clínica e Metabolismo pela Universidade Estácio de Sá,  e em Materno-Infantil pela IBem e Curso de Extensão no Child Behavior Institute of Miami em Seletividade Alimentar, Elisa de Espíndola é coordenadora e Professora do Curso de Nutrição Estácio de Sá Santa Catarina e tem experiência prática de 8 anos em ILPIs no atendimento dos institucionalizados com a recuperação e manutenção do peso e também com dietas enterais.

Depois os participantes puderam ouvir a Coordenadora Técnica do CRN-10, Pietra Klein, que abordou “Código de Ética, Atribuições e Responsabilidade Técnica”. Ela mostrou alguns destaques sobre a conduta do nutricionista neste tipo de atuação e, com a experiência de Nutricionista Fiscal do CRN-10, lembrou da parceria com o Ministério Público para exigir a presença dos nutricionistas nestas instituições.

Por último foi realizada uma Oficina sobre assistência nutricional do idoso com o estudo de três casos clinicos: desnutrição, disfagia e sarcopenia. Os participantes foram divididos em grupos e depois de debater um caso, apresentaram ao público suas indicações.