Nesta sexta-feira, 13 de junho, o Conselho Regional de Nutrição da Décima Região (CRN-10) realizou um evento para discutir sobre as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) no auditório do Globo Tower, em Florianópolis.

A programação contou com uma palestra da Nutricionista Kátia Guimarães sobre Novas Diretrizes Curriculares – O que muda?, voltada para as Instituições de Ensino Superior, as IES. Ela integra, também, o Setor e a Comissão de Ética do CRN-3, em São Paulo. Houve também um momento de conversa sobre as principais dificuldades para a implantação da nova DCN, conduzido pela Nutricionista e Conselheira do CRN-10, Gelvani Locateli Bettanin. Na sequência, os participantes foram divididos em grupos para uma oficina sobre as novas DCNs. Este momento foi conduzido pela Nutricionista e Conselheira do CRN-10, Renata Carvalho de Oliveira.

 

A proposta de alteração das DCNs objetiva que pelo menos 20% da carga horária do curso seja dedicada a estágios obrigatórios. Isso se traduz em, no mínimo, 800 horas de prática, com cada estágio individual limitado a 200 horas. Atuar com foco no desenvolvimento de competências significa compreender o que se espera de um profissional para que ele seja capaz de executar ações específicas. “Nesse sentido, quando afirmamos que um profissional possui determinada competência, estamos dizendo que ele não apenas domina o conteúdo cognitivo, mas também sabe como aplicá-lo na prática, o que envolve o aspecto comportamental, e que ele age com as atitudes éticas necessárias em seu fazer profissional” destaca Kátia Guimarães.

 

Para a Coordenadora da Comissão de Formação Profissional do CRN-10, que é também Nutricionista e membro da Diretoria, Elizabeth Diamantopoulos, no contexto acadêmico, o grande desafio é navegar essa transição. “Encontros como o de hoje, com a presença de coordenadores, docentes e alunos de Nutrição, são essenciais para construir uma base sólida para a atualização e a mudança de paradigma que tanto precisamos”, finaliza.

 

Participaram do encontro representantes as Instituições de Ensino Anhanguera São José, UNESC Criciúma, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Unisociesc, UNESC Araranguá, Unicesusc, Católica SC, UNISUL, UNIVINTE – FUCAP, UNOESC Videira, UNOCHAPECÓ, UNIVILLE, UNIVALI, UNIDAVI e UNIAVAN.

Do CRN-10, além dos já citados no texto, participaram a Vice-Presidente, Adriana Salum, a Coordenadora Técnica, Pietra Klein, a Conselheira do CFN e integrante da Comissão de Formação, Liliana Bricarello. A Vice-Presidente do Conselho Federal de Nutrição (CFN), Carla Galego, também prestigiou o evento.

A palestrante:

Kátia Guimarães, que atualmente é colaboradora no Setor e Comissão de Ética do CRN3 (SP), é  Nutricionista formada pela Faculdade de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Possui Mestrado em Ciência da Nutrição, com foco em Nutrição Básica e Experimental, e Doutorado em Alimentos e Nutrição, ambos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Sua experiência profissional inclui a docência, com ênfase em Avaliação Nutricional e Alimentação Escolar, e a participação em processos de elaboração, autorização, implantação e reconhecimento de cursos de graduação em Nutrição. Kátia também atuou na Coordenação e Direção de cursos e faculdades de graduação em Nutrição.

Na área de Ciências Nutricionais, tem experiência no estudo da composição corporal e de saúde, Alimentação Escolar, Formação e Ética profissional. Kátia é Avaliadora dos cursos de Nutrição pela Comissão de Avaliadores do Conselho Federal de Nutrição (CFN) desde 2016 e foi Membro da Câmara Técnica da Comissão Intersetorial de Relações Humanas e Relações de Trabalho (CIRHRT), avaliando cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia e Psicologia de 2021 a 2024.

Em relação à sua atuação em conselhos, já foi Conselheira do CRN3 nas gestões 2017-2020 e 2020-2023 (até 2021), além de ter sido Vice-Presidente do CFN na gestão de 2021-2024.

 

Confira a cobertura completa aqui!

Crédito de foto: Cristina Schulze