Nesta quarta-feira (26/3), o Conselho Regional de Nutrição da 10ª Região (CRN-10) promoveu uma live sobre a importância da Nutrição no tratamento de pacientes usuários de substâncias psicoativas, como drogas e álcool. A transmissão trouxe um bate-papo enriquecedor, abordando o papel fundamental do nutricionista na promoção da saúde e recuperação desses pacientes, com foco em jovens e adultos.
ASSISTA NA ÍNTEGRA – Clique aqui
A convidada para conduzir o tema foi a nutricionista Ana Carina Exterkoetter (CRN-10 1317), Mestre em Saúde e Meio Ambiente, e com vasta experiência em diversas áreas da Nutrição. Ana Carina, que é docente nas disciplinas de UAN, Legislação Sanitária, Educação Alimentar e Nutricional, e Nutrição na Saúde Coletiva, compartilhou seu conhecimento sobre como a alimentação pode influenciar positivamente a recuperação de indivíduos em tratamento para dependência química e alcoolismo. Além disso, Ana é consultora na área de Nutrição e Sustentabilidade e atua como nutricionista na Aprat – Associação para Recuperação de Alcoólatras e Toxicômanos, o que trouxe uma perspectiva prática e sensível ao tema.
A mediação da live ficou a cargo da nutricionista Maria do Carmo de Lima Martins (CRN-10 0803), conselheira Diretora Secretária do CRN-10. Maria do Carmo, com especialização em Nutrição Clínica, Administração em Serviço de Nutrição e pós-graduação em Comportamento Alimentar, foi fundamental para direcionar a conversa, permitindo uma troca rica de informações. Ex-presidente do CRN-10, Maria atua na área de Nutrição Clínica em clínicas multidisciplinares em Florianópolis, sempre com um olhar atento às necessidades dos pacientes.
O evento trouxe à tona a relevância do trabalho multidisciplinar no tratamento da dependência, onde o nutricionista se torna um aliado imprescindível no processo de recuperação, não só por meio da alimentação adequada, mas também no apoio psicológico e emocional. A discussão destacou como uma abordagem nutricional bem estruturada pode ajudar a restaurar a saúde física e mental de pacientes, promovendo mudanças sustentáveis e eficazes para melhorar a qualidade de vida.
Foi um bate papo com muitas trocas e aprendizado, em que os profissionais da área puderam refletir sobre a importância de se atuar de forma integral no cuidado à saúde de quem enfrenta esses desafios. A live reforçou o papel central do nutricionista como protagonista na promoção da saúde, com atenção especial aos mais vulneráveis, como jovens e adultos em processo de recuperação.