O Encontro Nacional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) foi realizado nos dias 4 e 5 de fevereiro, em Brasília (DF), pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
 Com o tema “Construção de uma Política Brasileira de Alimentação Escolar”, a programação incluiu a premiação da 5ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). Entre os premiados estavam a nutricionista Rayza Cortese e o professor Matheus Oliveira, com o trabalho de EAN desenvolvido na Escola Indígena Wherá Tupã Poty Djá, em Biguaçu – SC. O relato foi apresentado e redigido pela nutricionista Rayza, que desenvolveu as atividades na escola em parceria com a nutricionista Josiane Hilbig.
 
Segundo Rayza, “além de incentivar debates e reflexões sobre alimentação saudável, as atividades possibilitaram o envolvimento das famílias nas atividades e ações, permitindo aos mais jovens observar e aprender com os membros mais velhos as técnicas culinárias para a elaboração de preparações típicas da cultura indígena”.
 
Outra selecionada de Santa Catarina para compor a publicação da 5ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) foi a EEB Felipe Manke, de Massaranduba. A escola apresentou o relato ‘Abelhas Nativas: Polinizando para Um Futuro Sustentável por Meio da Agroecologia’. A atividade foi realizada em parceria com a nutricionista Aline Pereira da Silva. Foram 20 relatos no total, sendo então dois catarinenses.