O Sistema Conselho Federal e Regionais de Nutrição (CFN/CRN) promoveu em Curitiba (PR), uma série de eventos voltados para a atualização e fortalecimento das práticas de ética e fiscalização na área da nutrição. Realizados entre os dias 6 e 9 de agosto, o X Seminário Nacional de Ética, o Encontro de Ética e Fiscalização (EtiFisc) e a XII Jornada de Atualização Técnica dos Fiscais reuniram cerca de 250 profissionais de todo o Brasil, incluindo nutricionistas fiscais, coordenadores de fiscalização, assessorias técnicas e conselheiros. O objetivo foi debater e aprimorar as ações de fiscalização e garantir a conformidade ética e técnica na atuação dos nutricionistas em todo o país.
Pelo CRN-10 estiveram presentes as conselheiras Alexandra Hansen e Deise Pacheco Gomes, a coordenadora técnica Pietra Klein, a coordenadora de Fiscalização Laura Frischenbruder, as nutricionistas fiscais Anice Camargo, Débora Valadão e Priscilla Emidio, e o assistente técnico Gabriel Alcântara. As conselheiras federais Liliana Bricarello e Ana Jeanette Haro, de Santa Catarina, também participaram dos eventos.
O X Seminário Nacional de Ética abordou os avanços e desafios da implementação dos setores de ética, com discussões sobre a Resolução CFN 705/2021 e as principais dúvidas sobre a prática da telenutrição. Especialistas renomados participaram de mesas redondas, destacando o papel transformador do Sistema CFN/CRN na promoção da ética profissional. Temas como conflito de interesse, limites do empreendedorismo e o impacto da inteligência artificial na fiscalização também foram amplamente discutidos.
Na sequência, o Encontro de Ética e Fiscalização (EtiFisc) focou na interface entre ética e fiscalização, com debates sobre as expectativas e realidades dessa relação crucial para a profissão. A denúncia de exercício ilegal foi outro ponto de destaque, com uma mesa redonda que reuniu especialistas para compartilhar experiências e propor melhorias no combate a práticas irregulares.
Por fim, a XII Jornada de Atualização Técnica dos Fiscais trouxe uma programação robusta voltada para o papel social dos fiscais do Sistema CFN/CRN. As atividades incluíram discussões sobre as diretrizes da alimentação escolar, oficinas sobre as dificuldades enfrentadas na prática fiscal e estratégias para superá-las, além de temas voltados para o cuidado com a saúde mental dos fiscais e técnicas de comunicação e inteligência emocional.
A Jornada de Fiscalização é realizada todos os anos e fomenta a atualização contínua dos fiscais como também a fiscalização rigorosa no Sistema CFN/CRN, que não apenas assegura a qualidade dos serviços prestados pelos nutricionistas, mas também protege a sociedade ao garantir que as práticas profissionais sejam conduzidas de maneira ética e responsável. A atuação dos fiscais, ao zelar pela conformidade das atividades profissionais, reafirma o compromisso do Sistema CFN/CRN com a excelência e a proteção dos valores constitucionais que regem a profissão de nutricionista no Brasil.
Com informações da Ascom CFN e CRN-8