Um avanço fundamental e balizador das ações de EAN no Brasil, no âmbito das políticas públicas, foi a elaboração, em 2012, do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional.
 
Na manhã desta quarta-feira (30/11) promovido pela OMS, OPAS, Ministério da Saúde e Observatório de Políticas de SAN marcou a data. PARA ASSISTIR, CLIQUE AQUI
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é o campo do conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para assegurar o Direito à Alimentação Adequada e Saudável (DHAA).
 
O Marco de Referência de EAN foi resultado de um trabalho coletivo conduzido por grupos técnicos formados pelos ministérios da Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, ASBRAN, Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) e Universidades.
 
A partir da construção do Marco de Referência foi possível fortalecer um campo comum de reflexão e orientação das práticas de EAN para ação pública.