De 11 a 14 de dezembro acontece a 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CNSAN), em Brasília. Com o tema: “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”, o evento é organizado pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), em parceria com a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) e outros componentes do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).
A Conferência deste ano tem a meta de mobilizar a diversidade social e as redes do setor, além de debater práticas diversas, avaliar e propor políticas públicas e programas para a construção do 3º Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, destacando a importância de sistemas alimentares “justos, antirracistas, antipatriarcais, sustentáveis e promotores de saúde” – como lista o documento lançado pelo CONSEA.
O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), juntamente com representantes do Coletivo de Nutricionistas no SUAS, da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN/MDS), da Frente Nacional em Defesa do SUAS e da Seguridade Social e do Instituto Fome Zero, irão promover uma mesa redonda sobre a agenda de Alimentação e Nutrição no Sistema Único de Assistência Social. A ideia é contribuir de maneira efetiva para a erradicação da fome e da insegurança alimentar e nutricional e a promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada, no contexto socioassistencial.
A mesa redonda tem como objetivo proporcionar um ambiente propício para a troca de experiências, ideias e propostas e estimular a participação e a contribuição ativa dos presentes para a construção coletiva de soluções e sugestões no âmbito dos temas abordados, especialmente em relação à Alimentação, enquanto direito humano e social previsto na Constituição Federal.
Neste tema pertinente, os nutricionistas de todo o Brasil têm papel de destaque na discussão das políticas públicas que estarão na mesa de debate. Hoje, o Brasil conta com 210 mil profissionais registrados no Sistema CFN/CRN, com formação para atuar em políticas públicas específicas de combate à fome.
O Evento
Na programação da 6ª Conferência de SAN, o debate contempla temas que são determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional e para o desenvolvimento socioeconômico sustentável, solidário e justo. Além disso, a proposta visa promover discursões sobre o fortalecimento do SISAN e políticas públicas que garantam o direito humano à alimentação adequada.
Os interessados podem consultar o Caderno de Orientações da 6ª CNSAN, disponível aqui, onde são apresentados os objetivos da conferência, ementas dos eixos temáticos, critérios para a eleição de delegados e delegados, calendário e outros anexos.