A Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável apresenta ao eleitorado e às candidaturas às eleições de 2022 um conjunto de medidas necessárias para avançar com a agenda da alimentação adequada e saudável. O objetivo é contribuir para a reconstrução de um Brasil sem fome! Brasileiros e brasileiras devem ter acesso à alimentação adequada, conforme previsto na nossa Constituição Federal. Queremos também incentivar e fortalecer nossa tão rica cultura alimentar. Nossa luta é para que o direito humano à alimentação adequada seja prioridade absoluta nas políticas públicas.

A Conselheira Aline Salami, representa o CRN-10 no Núcleo de Santa Catarina da Aliança para Alimentação Adequada e Saudável e destaca a importância de divulgar esta campanha para garantir o compromisso dos candidatos à presidência com os eixos que promovem a alimentação adequada à população.

 CARTA DE PROPOSTAS

Para elaborá-la, levaram em consideração os retrocessos nas políticas sociais ocorridos no últimos anos; o aumento da fome; a desigualdade na produção, no abastecimento e na disponibilidade de alimentos saudáveis; o avanço na oferta e consumo de produtos ultraprocessados, que devem ser evitados; os desfechos da pandemia da Covid-19, e a conjuntura econômica, social e política do Brasil de 2022.

As propostas da Aliança para as eleições de 2022 estão organizadas em quatro grandes eixos:

  1. Promoção, proteção e apoio à amamentação e à alimentação complementar saudável nos primeiros anos de vida;
  2. Implementação de medidas regulatórias, incluindo fiscais, que desestimulem o consumo de alimentos não saudáveis para possibilitar escolhas e práticas alimentares saudáveis pela população;
  3. Incentivos e apoio à produção e comercialização local e à democratização do acesso a alimentos adequados e saudáveis, priorizando a agricultura familiar e a produção de base agroecológica como instrumentos para combate à fome no Brasil;
  4. Garantia do acesso à água como direito humano e bem comum com proteção do meio ambiente

Clique aqui e conheça a carta de propostas na íntegra!

 

SAIBA MAIS SOBRE A ALIANÇA:

A Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, lançada oficialmente em outubro de 2016 na cidade de Porto Alegre durante o XXIV Congresso Brasileiro de Nutrição, é uma coalizão que reúne organizações da sociedade civil, associações, coletivos, movimentos sociais, entidades profissionais e pessoas físicas que defendem o interesse público com o objetivo de desenvolver e fortalecer ações coletivas que contribuam para a realização do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Suas ações buscam o avanço de políticas públicas para a garantia da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e da Soberania Alimentar no Brasil.

As bandeiras e práticas da Aliança são orientadas pela promoção da equidade, da transparência, da realização e respeito dos direitos humanos. Assim como pela valorização da interação entre culturas de forma recíproca, respeitando e incluindo saberes e práticas de lugares não acadêmicos.

Atua tanto em âmbito nacional como em âmbito estadual e municipal, além de articular com processos internacionais coerentes com nossos objetivos e princípios. Busca que a organização da Aliança, bem como sua atuação, ocorra em um processo dinâmico, com reflexões, avanços e mudanças que acompanhem as transformações da agenda na qual busca incidir.

Possuium Núcleo Gestor (NG)cujos membros que o compõem respondem nacionalmente pela Aliança e dividem a responsabilidade de gestão das ações decididas em fóruns coletivos.