Este mês é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Para contribuir com este movimento, o CRN-10 promoveu uma live com a nutricionista Alessandra Guerra. Num bate papo com a conselheira Renata Silvério, a profissional alertou sobre cuidados da mãe durante o período de amamentação, desmistificou algumas crenças e deu dicas valiosas.

PARA ASSISTIR NA ÍNTEGRA – Clique aqui

A história da Semana Mundial de Aleitamento Materno teve início em 1990, num encontro da Organização Mundial de Saúde com a UNICEF, momento em que foi gerado um documento conhecido como “Declaração de Innocenti”. Para cumprir os compromissos assumidos pelos países após a assinatura deste documento, em 1991 foi fundada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA, sigla em inglês). Em 1992, a WABA criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno e, todos os anos, define um tema a ser explorado e lança materiais que são traduzidos em 14 idiomas com a participação de cerca de 120 países.
::
A amamentação é um dos melhores investimentos para salvar vidas infantis e melhorar a saúde, o desenvolvimento social e econômico dos indivíduos e nações. Criar um ambiente propício para padrões de alimentação infantil ideais é um imperativo da sociedade.

SOBRE A PALESTRANTE

Mãe da Gabriela e do André, a nutricionista Alessandra Guerra é graduada pela UFSC, Especialista em Terapia Nutricional e com Mestrado em Medicina Interna e Ciências da Saúde. Também é pós-graduada em Nutrição Materno Infantil na prática Clínica e Ortomolecular e membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI). Na sua fala, ressaltou a importância do acompanhamento profissional e do exemplo dado no dia a dia para a alimentação de filhos e netos, abordou algumas experiências que tem tido com famílias que a procuram para prevenir ou tratar a obesidade em crianças.

Alessandra ministra cursos na cozinha experimental do seu consultório desde 2009. Ela cursou Gastronomia e Alta gastronomia na FURB, e é hoje Natural Chef.