O dia 27 de fevereiro ficou marcado em todo o país pela realização de eventos e manifestações para celebrar a volta do Consea – Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que teve sua reinstalação na manhã desta terça (28/2).  Em Florianópolis, a ação teve apoio do CRN-10 e ocorreu ao meio dia em frente ao Restaurante Popular e no final da tarde no Largo da Catedral, com debates e entrega de mais de 500 marmitas. Outras 40 cidades em 19 estados brasileiros realizaram Banquetaços no mesmo dia.

Ao meio dia teve a entrega de marmitas aos que estavam no local, com distribuição de bolo e frutas orgânicas, e em seguida foi realizada uma roda de conversa sobre “Restaurantes Populares e Cozinhas Comunitárias”, com a participação do deputado estadual Marquito (PSOL), Eduardo da Rocha (Cepagro) e representantes da Cozinha Solidária do Ribeirão da Ilha. A presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina (Consea-SC), Irene Kazue Shimomura, também fez uma fala e destacou o momento significativo de retomada das políticas públicas em relação ao combate à fome e promoção da segurança alimentar e nutricional no país. A representante da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santa Catarina (Fetraf-SC), Rita de Cassia Maraschin, ressaltou a importância das parcerias para construção de instrumentos que garantam essa segurança alimentar desde a produção no campo até a mesa da população.

O deputado estadual Marquito também celebrou a conquista e colocou-se à disposição para discutir o tema no Legislativo estadual:  “Foi com grande alegria que participei desse ato simbólico em comemoração a volta do Consea. Comida é um direito e nosso mandato vai continuar comprometido com essa luta pelo estado e construindo pontes com o governo federal para ampliar essa rede. Comer é um ato político, contem com a gente!”

No fim de tarde, o Banquetaço foi para o Largo da Catedral, onde às 18h iniciou uma roda de conversa sobre “Participação Social no Combate à Fome” com a palavra aberta a todos os interessados. Às 19h30 teve distribuição de marmitas pelos voluntários do Projeto Social Além dos Olhos, além de frutas, e depois houve batalha de RAP sobre o tema e um Sarau contra a Fome.

O Banquetaço foi realizado pela primeira vez em 2019, para pedir a volta do Consea, e agora a sociedade civil organizada pode comemorar este retorno e assim fortalecer a defesa do direito humano à alimentação adequada e saudável. A presidente do CRN-10, Vânia Passero, integra o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional em Florianópolis, assim como a conselheira Aline Salami, que é coordenadora

Em Florianópolis, envolve coletivos como Fórum Catarinense pela Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, Rede Com a Rua, Movimento PopRua SC, Projeto Além dos Olhos, Cozinha Solidária do Ribeirão da Ilha, Projeto Solidariedade em Dobro, Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Conselho Regional de Nutricionistas Décima Região – CRN10, Fórum Permanente de Nutrição, Política e Democracia, Rede Catarina Slow Food, dentre outros.