Na tarde desta quarta-feira (27), nutricionistas do CRN10 – Conselho Regional de Nutricionistas de Santa Catarina, participaram do movimento nacional em defesa do CONSEA – Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento é batizado de “Banquetaço”, por promover um banquete público, que na capital catarinense foi servido ao meio-dia no Largo da Catedral Metropolitana, no centro de Florianópolis. A alimentação foi preparada por cozinheiros voluntários como uma forma de protesto contra a Medida Provisória 870/2019, instituída pelo governo federal no dia 1º de janeiro, que extingue o CONSEA. O movimento também debateu o retorno do Brasil ao Mapa da Fome.

Durante o “Banquetaço”, entidades participantes realizaram uma roda de conversas e a presidente do CRN10, Ana de Haro, defendeu a importância da manutenção do CONSEA, como forma de garantir a continuidade das discussões e construção de políticas públicas relacionadas à segurança alimentar e nutricional.

A ação foi realizada simultaneamente em todas as regiões do país e aconteceu nas praças e ruas de 29 cidades brasileiras.