Na quinta e sexta-feira (10 e 11/11) ocorreu em Florianópolis o IX Seminário de Fiscalização dos Conselhos Regionais de Nutricionistas da Região Sul com a participação das presidentes dos Conselhos Regionais da Décima Região (CRN-10), da Segunda Região (CRN-2) e da Oitava Região (CRN-8), das nutricionistas fiscais, de conselheiras integrantes da Comissão de Fiscalização e das coordenadoras técnicas de cada Conselho Regional.

Foram realizadas palestras com temas variados sobre a atuação dos nutricionistas, além de compartilhamento das ações realizadas em cada Regional, aprimorando alguns procedimentos desta área que é atividade fim do Sistema CFN/CRN. Na abertura, a presidente do CRN-10, Vânia Passero, ressaltou a importância da integração para a troca de experiências exitosas e as boas práticas na área de Fiscalização. A presidente do CRN-2, Magda Ambros Cammerer, também fez uma fala ressaltando essa parceria entre os três estados. A presidente do CRN-8, Cilene da Silva Gomes Ribeiro, foi representada pela coordenadora técnica Carolina Bulgacov Dratch. A conselheira federal Liliana Bricarello também esteve presente e trouxe a mensagem do CFN que tem priorizado muito a orientação aos profissionais em todas as regiões.

Na programação, cinco palestras, duas oficinas e um momento de apresentações das ações que mais se destacaram na atuação dos setores de Fiscalização dos três Conselhos Regionais.
A primeira palestra foi sobre “ATUAÇÃO DO NUTRICIONISTA NA UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE (PICS) NA PRÁTICA CLÍNICA/CONSULTÓRIO”, ministrada pela presidente Vânia Passero, que coordena a Comissão Especial e Transitória de Prática Integrativas e Complementares do Conselho Federal de Nutricionistas (CET-PICS/CFN). “Precisamos ter um olhar abrangente para estas práticas, pois elas estão sendo cada vez mais utilizadas pelos nutricionistas e demandam atenção dos conselhos”, disse ela, que abriu espaço para perguntas dos participantes.

Na sequência, a profissional de Educação Física e Chefe de Fiscalização e Orientação do CREF3/SC, Fernanda Silva Rodrigues, ministrou a palestra “FUNCIONAMENTO DA FISCALIZAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE SANTA CATARINA (CREF3/SC)”.  No final do dia, ocorreu o “Momento dos Fiscais”, com apresentação de ações de destaque de cada Regional.

No segundo dia do evento, a nutricionista Vanessa Silveira Rossetto, falou da “ATUAÇÃO DO NUTRICIONISTA NA ABORDAGEM COMPORTAMENTAL”. Depois ocorreu a oficina com o tema “Reflexões para orientação e fiscalização do exercício profissional dos nutricionistas que atuam com abordagem comportamental”, tendo como moderadora a coordenadora do Setor de Fiscalização do CRN-8 e membro do GT IT/CFN, Julisse K. Wagner.

Por fim, o último tema foi “O PAPEL DO NUTRICIONISTA FISCAL NA ORIENTAÇÃO E CUMPRIMENTO DO CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA DO NUTRICIONISTA DURANTE A AÇÃO FISCAL”, com Carolina Bulgacov Dratch, coordenadora Técnica do CRN-8. Em seguida, todos participaram da oficina sobre “Atuação conjunta do setor de fiscalização e coordenação técnica na orientação profissional”, com as coordenadoras técnicas Carolina Bulgacov Dratch, Fernanda Fiorenza (CRN-2) e Pietra Diehl Klein (CRN-10).