Uma parceria entre a Associação Brasileira de Nutrição (Asbran) e o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) resultou no lançamento de um manual sobre Fundamentos da Padronização Internacional do Processo e da Terminologia de Cuidado em Nutrição.
PARA ACESSAR O MANUAL CLIQUE AQUI
O Processo de Cuidado em Nutrição (PCN) é um sistema organizado, que norteia os serviços realizados por um nutricionista e facilita a busca e a documentação de resultados. 

Método estabelecido pela Academy of Nutrition and Dietetics para orientar a prática dos nutricionistas no cuidado e atenção nutricional, o PCN no Brasil é liderado pelo Consórcio de Pesquisa e Implementação da Terminologia do Processo de Cuidado em Nutrição junto à Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) e ao Conselho Federal de Nutricionistas (CFN). Seu propósito principal é direcionar os nutricionistas para fornecer cuidados em nutrição. Sua implementação garante a qualidade dos serviços em nutrição e saúde, bem como aprimora a documentação em prontuários, aumenta a visibilidade do nutricionista na equipe de saúde e auxilia na gestão dos serviços em nutrição.

Ademais, a Terminologia do Processo de Cuidado em Nutrição (TPCN) configura-se como uma descrição detalhada do Processo de Cuidado em Nutrição, segmentada em cada passo do PCN, sendo relevante para a comunicação com outros profissionais, até mesmo em âmbito internacional. Além disso, otimiza o planejamento das intervenções em nutrição, garante a qualidade do atendimento, facilita o estabelecimento de metas mensuráveis, contribui para a compreensão dos resultados das intervenções em nutrição e auxilia na identificação das contribuições específicas dos nutricionistas para o cuidado da saúde. Esse processo atende a diversas áreas de atuação dos nutricionistas, descritas na Resolução 600/2018, incluindo nutricionistas de todas as especialidades, estudantes de nutrição, educadores e pesquisadores em nutrição. A intenção é que essa abordagem seja adaptável às particularidades de cada área, fornecendo diretrizes para um planejamento eficiente e a prestação de cuidados seguros, eficazes e de qualidade.

Este sistema define caminhos obrigatórios e padronizados, específicos ao trabalho do nutricionista, que auxiliam na resolução ou melhora de problemas relacionados à nutrição. Para cada passo há uma terminologia, ou linguagem profissional, padronizada, que é chamada de TPCN (Terminologia do Processo do Cuidado em Nutrição).
O objetivo da padronização do PCN e da TPCN é fornecer estrutura para o nutricionista individualizar o cuidado. Ou seja, a padronização é feita para o processo, e não para o cuidado, que deve ser individualizado. O objetivo é fornecer cuidados seguros, efetivos e de alta qualidade para os clientes. Nesse caso, cliente, é definido como indivíduo ou população; paciente, familiar, cuidador ou outro.