Em encontro com o Ministério da Saúde, Conselho busca ampliar a presença do nutricionista nas políticas públicas de alimentação e nutrição no SUS.
Em mais uma iniciativa do Conselho Federal de Nutrição (CFN) para fortalecer a agenda de alimentação e nutrição no Sistema Único de Saúde (SUS), destacando o nutricionista como peça fundamental nas políticas públicas, o CFN reuniu-se com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) e a Coordenação Geral de Alimentação (CGAN), no Ministério da Saúde, nesta quarta-feira (23).
Durante o encontro, a presidenta do CFN, Erika Carvalho, reforçou a necessidade de uma aproximação do Conselho com participação mais ativa na formulação de políticas de saúde pública que coloquem a nutrição como eixo central.
O CFN reforçou seu compromisso em colaborar proativamente com o Ministério da Saúde na construção de políticas de alimentação e nutrição na Atenção Primária à Saúde, entendendo que a nutrição é transversal a todas as áreas do cuidado integral à saúde.
“Com uma parceria sólida entre o CFN e o governo, será possível avançar na consolidação de uma Atenção Primária mais eficiente, inclusiva e que atenda às demandas de alimentação e nutrição da sociedade”, destacou Erika Carvalho.
O nutricionista tem papel essencial na Atenção Primária à Saúde, contribuindo diretamente para a promoção da saúde e prevenção de doenças. É o profissional responsável por planejar, executar e monitorar intervenções nutricionais que melhoram a qualidade de vida, além de atuar no controle de doenças crônicas como obesidade, diabetes e hipertensão, e na garantia da segurança alimentar e nutricional.
Além da presidenta Erika Carvalho, participaram do encontro, pelo CFN: a coordenadora da Unidade Técnica, Caroline Romeiro e a assessora de Relações Institucionais e Governamentais, Gerlane Alves.
Pelo Ministério da Saúde, estiveram presentes, Jerzey Timoteo Ribeiro Santos e Marcos Pedrosa, da SAPS, a coordenadora adjunta, Janne Nogueira e a assessora Indira Ramos da Coordenação Geral de Alimentação (CGAN).