Reunião aconteceu na sexta-feira (25/11) com o diretor de Política Regulatória da pasta
O ensino presencial na área da saúde foi a pauta da reunião entre o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) e o Ministério da Educação (MEC), na manhã desta sexta-feira (25), em Brasília. O CFN foi representado na reunião pelas nutricionistas Kátia Regina Guimarães, vice-presidente do órgão, e Liliana Bricarello, conselheira e coordenadora da Comissão de Formação Profissional (CFP/CFN). O diretor de Política Regulatória da pasta, Hudson Palhano, representou o MEC.
O CFN solicitou uma vaga no *Grupo de Trabalho* (GT) instituído pela Portaria 668/2022 – MEC, que vai apresentar subsídios sobre a regulamentação da oferta dos cursos de graduação em Direito, Odontologia, Psicologia e Enfermagem na modalidade a distância, e dispõe sobre a suspensão de processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação, na modalidade a distância. Na oportunidade, Hudson Palhano garantiu que vai solicitar o aditamento do curso de Nutrição na portaria e a inclusão do CFN no GT.
“A inclusão da Nutrição nesta portaria e do CFN no GT será um grande avanço para que possamos discutir o ensino de excelência que deve ser ofertado à população. A área da saúde é, necessariamente, uma área de acolhimento e cuidado com o ser humano em todas as suas peculiaridades. De acordo com o Conselho Nacional de Saúde, cursos de graduação da área da saúde têm, em seus princípios, competências, habilidades e atitudes, prerrogativas de uma formação para lidar com projetos humanos e de vida, ancorados nos princípios do SUS”, cita Kátia Regina Guimarães.
Também participaram da reunião as assessoras parlamentares Gerlane Alves, do CFN, e Cláudia Canedo, do MEC.