A última edição da série de lives com o tema “Desvendando Transtornos Alimentares” ocorreu ontem, quinta-feira (3/11), com transmissão pelo YouTube do CRN-10.  O tema foi “Gordofobia” e teve como convidada a nutricionista Vanessa Silveira, pós graduada em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia e em Comportamento Alimentar. Além disso, Vanessa tem formações em Alimentação consciente, Alimentação intuitiva e mudança de comportamento,  atua em atendimentos clínicos individuais e em grupo com a abordagem comportamental e saúde em todos os tamanhos. O bate papo foi conduzido pela conselheira do CRN-10, Aline Calliari, coordenadora da Comissão de Comunicação, e contou com a participação do público de modo virtual que podia fazer perguntas e comentários pelo chat.

Por cerca de uma hora, Vanessa Silveira abordou este preconceito que pode ocorrer nas esferas afetiva, social e profissional, podendo inclusive se transformar um gatilho para transtornos alimentares. Segundo a conselheira Aline, o tema foi escolhido porque é algo que impacta a vida de muitas pessoas, inclusive pessoas que sofrem ou já sofreram com transtornos alimentares. O termo inclusive só foi definido recentemente pela Academia Brasileira de Letras.

A convidada afirmou que ao prescrever os planos alimentares, os nutricionistas devem mostrar as diferenças de cada opção, “sem uma visão terrorista ou julgamentos”, já que muitas pessoas que enfrentam a gordofobia relatam também a angústia de enfrentar dietas extremamente restritivas. Ao ser questionada sobre as redes sociais, se influenciam os comportamentos indevidos e o preconceito, Vanessa disse que sim, há muita culpa sendo atribuída ao próprio indivíduo e isso acaba piorando ainda mais a situação. “A gordofobia está relacionada à pressão estética e o acompanhamento e tratamento de uma pessoa que sofreu ou sofre não é apenas alimentar, por isso contamos com equipes multidisciplinares, como os psicólogos, médicos psiquiatras e endocrinologistas, além dos profissionais de educação física”, esclareceu ela.

Antes de encerrar, Vanessa contou um pouco do seu dia a dia nesta área e da atuação nos atendimentos clínicos individuais e em grupos.

ASSISTA A LIVE NA ÍNTEGRA – Clique aqui