Após um longo período sem eventos presenciais, o Conbran 2022 promoveu momentos de aprendizado e troca de experiências. O Sistema CFN/CRN participou ativamente da programação do evento no Espaço Arena (localizado no estande) e na Sala Pajuçara, com o lançamento de uma série de documentos voltados para a categoria.

Confira!

Cartilha Casos Éticos Comentados

A publicação tem como objetivo, subsidiar a prática profissional, ao contribuir com a formação dos futuros profissionais, bem como os trabalhos desenvolvidos nas comissões de ética dos 11 Conselhos Regionais de Nutricionistas, integrantes do Sistema CFN/CRN. O grupo de trabalho que desenvolveu a cartilha verificou a necessidade e a importância da tratativa da ética de forma transversal nos cursos de Nutrição, tanto na graduação, quanto na pós-graduação.

Acesse aqui a Cartilha Casos Éticos Comentados.

Parecer Técnico sobre Alimentação Vegetariana

No terceiro dia do Conbran 2022, o CFN aproveitou o espaço para lançar o Parecer Técnico nº 09/2022, que trata sobre Alimentação Vegetariana na Atuação do Nutricionista. O conteúdo reforça que cabe ao nutricionista dar adequada assistência nutricional e dietoterápica aos indivíduos, com vistas à promoção da saúde e respeitando os hábitos alimentares regionais, culturais e étnicos.

Para acessar o parecer técnico sobre Alimentação Vegetariana na Atuação do Nutricionista, clique aqui.

Parecer Técnico sobre Teleconsulta

No dia 05 de outubro, o CFN lançou o Parecer Técnico do Grupo de Trabalho sobre Teleconsulta de Nutrição. Vale destacar, que em 2020, o órgão publicou a Resolução CFN nª 646, que autoriza a assistência nutricional por meio da teleconsulta, autorizada excepcionalmente em virtude da pandemia de COVID-19.

Em outubro do mesmo ano, a autarquia criou o e-Nutricionista, uma plataforma de Cadastro Nacional de Nutricionistas para Teleconsulta, com o objetivo de permitir ao cidadão, verificar se o nutricionista está devidamente habilitado e cadastrado para realizar a teleconsulta, bem como permitir a fiscalização profissional pelos Conselhos Regionais de Nutricionistas.

Diante do cenário apresentado, o CFN procurou saber a opinião dos nutricionistas sobre a continuidade da Teleconsulta em Nutrição quando for decretado o fim da pandemia. Assim, foi realizada uma consulta pública (de 29 de junho a 08 de julho deste ano), que contou com a participação de 17.392 nutricionistas de todo o Brasil, o equivalente a 9,3% do total de profissionais inscritos. Dos participantes da consulta pública, 97,3% foram favoráveis pela continuidade da Teleconsulta em Nutrição.

Clique aqui para acessar o Parecer do Grupo de Trabalho sobre Teleconsulta em Nutrição.

Glossário Unificado

O Sistema CFN/CRN também divulgou o Glossário Unificado, um documento que revoga todos os glossários anteriores de resoluções. O material será constantemente atualizado e por isso, será apresentado somente na versão virtual.

Clique aqui para conhecer o Glossário Unificado.