O crescimento da obesidade entre os brasileiros, especialmente em crianças, é uma das preocupações do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), que concentrou neste tema a maior parte dos debates de sua reunião plenária, realizada na quarta-feira (10), em Brasília.

Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), realizada pelo IBGE, revela que cerca de 74 milhões de pessoas estão com excesso de peso no país. Um dado preocupante é que, deste universo, 5,7 milhões são crianças entre 5 e 9 anos de idade, e 6,8 milhões de adolescentes entre 10 e 19 anos.

Um dos palestrantes da plenária, o coordenador do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo, Carlos Augusto Monteiro, explicou que a recente epidemia mundial de obesidade resulta essencialmente de mudanças no sistema alimentar, com o aumento do consumo de produtos ultraprocessados (refrigerantes, biscoitos, por exemplo).

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, e a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Maya Takagi, abordaram o Plano Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade, em fase final de elaboração pela Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN).

Já estão disponíveis no site do CONSEA as cinco apresentações feitas durante a a plenária desta quarta-feira. As apresentações são sobre o Plano Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade; o Marco Regulatório da Comissão de Presidentes dos CONSEAs Estaduais (CPCE); a Promoção da Alimentação Adequada e Saudável; Experiência de Butantã; e Consumo Alimentar e Estado Nutriconal.

Para conhecer as apresentações da plenária, clique aqui

Fonte: Ascom/Consea