Em 16 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Alimentação. No próximo dia 28/10, a partir das 9h da manhã, no Trapiche da Beira-Mar Norte, na capital, profissionais do Conselho Regional de Nutricionistas de Santa Catarina (CRN10) promoverão um evento alusivo ao dia com ações para conscientização da população. Serão apresentados e explicados os diferentes tipos de alimentos: Os In Natura e Minimamente Processados, os Processados e os Ultraprocessados.

Conheça as diferenças:

IN NATURA: obtidos diretamente de plantas ou de animais sem que tenham sofrido qualquer alteração. MINIMAMENTE PROCESSADOS: são alimentos in natura que, antes de sua aquisição, fora, submetidos a alterações mínimas. Exemplos incluem grãos secos, polidos e empacotados ou moídos na forma de farinhas, raízes e tubérculos lavados, cortes de carne resfriados ou congelados e leite pasteurizado.

ALIMENTOS PROCESSADOS: Produtos fabricados essencialmente com a adição de sal ou açúcar a um alimento in natura ou minimamente processado, como legumes em conserva, frutas em calda, queijos e pães.

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS: Produtos cuja fabricação envolve diversas etapas, técnicas de processamento e ingredientes, muitos deles de uso exclusivamente industrial. Entre os exemplos, refrigerantes, biscoitos recheados, “salgadinhos de pacote” e “macarrão instantâneo”. Evite o consumo!
Os alimentos Ultraprocessados são os que trazem mais riscos à saúde de quem os consome. Como os alimentos são modificados, podem em alguns casos provocar doenças, como o colesterol alto, diabetes, problemas no coração, câncer, obesidade e deficiências nutricionais.
Por este motivo, a procura por um nutricionista e a escolha por hábitos alimentares adequados são práticas que melhoram a saúde das pessoas.

SERVIÇO:
O QUÊ: Evento CRN10 Dia Mundial da Alimentação
ONDE: Trapiche da Beira-Mar Norte
QUANDO: Sábado dia 28/10 a partir das 9h