Durante o mês de março, o CRN-10 esteve presente na 14ª Conferência Municipal de Saúde de Joinville, nas Conferências Livres de Saúde de Florianópolis e na 11ª Conferência Municipal de Saúde de Florianópolis,
A conselheira do CRN-10 Alexandra Hansen representou a instituição na 14ª Conferência Municipal da Saúde de Joinville, realizada nos dias 17 e 18 de março. Como Conselheira Titular no Conselho Municipal de Saúde de Joinville, Alexandra pode debater com conhecimento as propostas apresentadas e levar um pouco das demandas da Nutrição para a formulação de diretrizes.
Entre os objetivos da Conferência Municipal de Saúde estão a avaliação das políticas públicas da saúde em Joinville, a elaboração de propostas que atendam às necessidades da população e a definição de diretrizes que devem ser incorporadas ao Plano Plurianual de Saúde (2024-2027), além da revisão do Plano Municipal de Saúde elaborado para os anos de 2022 a 2025.
Em Florianópolis, o CRN-10 foi representado pela Secretária Administrativa Gisleyne Vieira, Conselheira Titular no Conselho Municipal de Saúde. Ao todo foram realizadas 4 Pré-conferências e 13 Conferências Livres no município, e o CRN-10 esteve presente nas seguintes: Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (06/03); Saúde da Mulher (09/03); Saúde da Criança e do Adolescente (13/03); Atenção Primária em Saúde (14/03); Saúde da Pessoa Idosa (15/03). Depois dessas discussões, foi realizada a 11ª Conferência Municipal de Saúde de Florianópolis, que ocorreu nos dias 30 e 31/3 e 1/4, e o CRN-10 também foi representado pela Secretária Administrativa.
As Conferências Livres de Saúde são espaços de debate e participação social para construção das políticas do Sistema Único de Saúde (SUS). Promovidas pela sociedade civil, são parte integrante do processo da Conferência Nacional de Saúde, que acontece a cada quatro anos como previsto na Constituição Federal.
O CRN-10 participou da avaliação e proposição de diretrizes para a formulação de políticas de saúde, de forma a fortalecer e contribuir para a atuação do Nutricionista.
Próximas etapas:
30/05 a 01/06 – 9ª Conferência Estadual de Saúde de Santa Catarina
02 a 05/07 – 17ª Conferência Nacional de Saúde