O Sistema CFN/CRN está com um estande dentro do Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Secretarias Municipais de Saúde, que ocorre no CentroSul, em Florianópolis, entre esta quinta-feira (16/11) e o sábado (18/11). O CRN-10 está presente para levar informação aos gestores em saúde dos municípios catarinenses.

O Congresso é organizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems/SC) em parceria com os Conselhos das três regiões – Sul, Sudeste e Centro-Oeste que englobam os Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Essas regiões representam um contingente de 3.326 gestores municipais de saúde, o que corresponde a 59,72% dos 5.570 municípios brasileiros.

A abertura oficial ocorreu no fim da tarde, com a presença de autoridades das três regiões do país. A presidente do Cosems/SC, Sinara Simioni, secretária de saúde de São José, fez o primeiro pronunciamento destacando a importância do trabalho realizado na Atenção Primária. “Empatia, dedicação e resiliência. Essas são as palavras chaves da atuação dos profissionais no Sistema Único em Saúde”, disse ela.

Estiveram presentes na abertura o Secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, o coordenador do Sistema de Saúde da OPAS/OMS (Organização Pan Americana em Saúde), Júlio Pedrosa, do presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hisham Mohamad Hamida, além de outros presidentes de Cosems dos outros estados e prefeitos municipais.

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, marcou presença na abertura do evento, destacando a importância de iniciativas que reúnem os principais atores na gestão da saúde. Durante a tarde, a secretária também participou da Mesa Redonda sobre “Cuidado em Saúde na Primeira Infância – Prevenção de Agravos, Atenção Primária, Média e Alta Complexidade”. Foram discutidas estratégias e desafios relacionados ao cuidado infantil, desde a prevenção de agravos até a atenção especializada. “Eu agradeço ao Cosems por ter trazido a pauta do Marco Legal para a Primeira Infância. Tenho certeza que conhecendo essa lei, que garante licença para pais e mães para o cuidado com o bebê, nós vamos compreender que fortalecendo pequenas ações, podemos ter um futuro mais igualitário para toda a população brasileira”, afirmou Carmen Zanotto.

O Congresso visa fomentar discussões técnicas e políticas, compartilhar experiências de gestão, promover a capacitação de equipes municipais, renovar as ações de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliar o conhecimento técnico para melhor atender às demandas da saúde da população.