Na noite de 27 de junho (terça-feira), o CRN-10 promoveu o “Encontro de TND: Nutrição nos integra” para reunir profissionais e estudantes da área e celebrar o Dia do Técnico em Nutrição e Dietética (TND). O evento foi dividido em duas partes: uma palestra sobre empreendedorismo, ministrada pela conselheira do CRN-10 Andrea Bessa, que possui empresa e atua na área de mentoria de emagrecimento, estilo de vida e bem estar; e a apresentação de um case da Técnica em Nutrição e Dietética Ana Cruz, que trabalha no Hospital Baía Sul e tem um perfil nas redes sociais para abordar as vivências da profissão. Organizado pela Comissão de Comunicação, o Encontro contou com a presença da Diretora Secretária do CRN-10, conselheira Adriana Salum, das conselheiras Viviane Lobato e Renata Silvério, da coordenadora de Fiscalização Laura Arantes e dos assistentes técnicos Gabriel Alcântara e Débora Camargo, que são TND.
Na abertura, a diretora Adriana Salum destacou o papel do Conselho como normatizador e fiscalizador do exercício legal da profissão e ressaltou que a atuação dos Técnicos em Nutrição e Dietética vem sendo cada vez mais valorizada.
Na sequência, a conselheira Andrea Bessa fez uma palestra sobre “Empreender na Nutrição” e repassou importantes informações sobre habilidades para ter o próprio negócio, dicas para quem está iniciando no mercado e falou um pouco dos desafios de trabalhar por conta própria. Ela reforçou quais são as atribuições do TND dentro das áreas em que eles podem atuar: Nutrição em Alimentação Coletiva, Nutrição Clínica, Nutrição em Saúde Coletiva e Nutrição na Cadeia de Produção, na Indústria e no Comércio de Alimentos, sendo que apenas nesta última área os Técnicos podem atuar sem a supervisão de nutricionista, desde que não haja preparações, refeições e/ou dietas especiais, para indivíduos ou coletividades, qualquer que seja o processo de preparo, conservação e distribuição, e que não exista a previsão legal para a obrigatoriedade do nutricionista.
Depois foi a vez da apresentação do case da Técnica em Nutrição e Dietética Ana Cruz. Ela contou um pouco da história pessoal, da decisão em fazer o curso de TND, da sua experiência com o canal no Instagram e da contratação pelo Hospital Baía Sul, onde está atualmente trabalhando e já liderando equipes, mas ainda se desenvolvendo na profissão. “Sempre digo que precisamos estar dispostos a aprender e nos últimos anos reforcei isso ao entender que devo saber o que os outros da equipe fazem, devo ir atrás de mais conhecimento e tentar estar pronta para as oportunidades”, resumiu.
Ao final foi aberto um espaço para perguntas às palestrantes e as coordenadoras dos cursos de Técnico em Nutrição e Dietética fizeram uma fala afirmando que o evento era um momento significativo para valorização da profissão. A coordenadora do curso no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Elinete Eliete de Lima, disse que a integração é importante para a categoria e a coordenadora do curso da Escola Técnica Geração, Michele da Gama Cunha de Souza, agradeceu a oportunidade de poder celebrar a data com muita informação e acolhimento.