Na noite desta terça-feira (5/9), o CRN-10 promoveu uma live para marcar o Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística. A nutricionista Munique de Amorin abordou o tema “Nutrição e Fibrose Cística” num bate papo com a presidente do CRN-10, Vânia Passero, com transmissão pelo YouTube do CRN-10 – CLIQUE AQUI.

Com pós Graduação em Nutrição Clínica, Munique é especialista em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família, é Tutora e Facilitadora da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil do Ministério da Saúde, possui experiência na área da saúde coletiva, com ênfase na saúde da mulher e da criança e vigilância alimentar e nutricional com população indígena. Atualmente ela trabalha no Hospital Infantil Joana de Gusmão no atendimento de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos internados e principalmente em consultas ambulatoriais das seguintes especialidades: Endocrinologia, Doenças Inflamatórias intestinais e Fibrose Cística.

Durante o bate papo, Munique trouxe importantes informações sobre os sintomas desta doença que atinge cerca de 70 mil pessoas em todo mundo, e é a doença genética grave mais comum da infância. Fibrose Cística ou Mucoviscidose, ou comumente chamada de doença do “beijo salgado” é uma doença genética, crônica, que afeta principalmente os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo. Ela apresentou exemplos de tratamento nutricional e destacou a importância de minimizar os efeitos nas crianças para que elas possam ter uma vida social, possam ir à escola e interagir socialmente para garantir qualidade de vida e bem estar.

Os sintomas da fibrose cística e a gravidade destes são diferentes para cada pessoa. Pesquisas recentes mostram que parte dos sintomas estão baseados no tipo de defeito genético ou mutação que o gene tem. Há mais de mil tipos diferentes de mutação para esse gene. Os sintomas mais comuns são:

– pele de sabor muito salgado;
– tosse persistente, muitas vezes com catarro;
– infecções pulmonares frequentes, como pneumonia e bronquite;
– chiados no peito, ou falta de fôlego;
– baixo crescimento ou ganho de peso, apesar de bom apetite;
– fezes volumosas e gordurosas, e dificuldade no movimento intestinal (poucas idas ao banheiro);
– surgimento de pólipos nasais.

 

Para assistir a transmissão pelo YouTube do CRN-10,  CLIQUE AQUI.