Na tarde de ontem (3/4), o Conselho Regional de Nutricionistas da Décima Região (CRN-10) promoveu uma Roda de Conversa para marcar o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, celebrado em 31 de março. Numa ação coordenada pela Comissão de Comunicação, foram reunidos no pátio do Restaurante Popular, em Florianópolis, seis profissionais reconhecidos em suas áreas para debater três temáticas importantes e atuais: Fatores que influenciam a biodisponibilidade de nutrientes e seus impactos na condição de saúde: professora e nutricionista Roberta Caetano; Políticas Públicas e apresentação do Mesa Brasil Sesc:  nutricionistas Letícia Zago e Anna Myrelle Pinheiro de Araújo;  Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional: deputado estadual Marquito e Sistemas alimentares sustentáveis: nutricionista Aline Calliari e engenheiro agrônomo Daniel Uba.

A abertura do evento foi realizada pela presidente do CRN-1o, Vânia Passero, que destacou a importância dessa discussão no momento que vivemos uma retomada dos instrumentos de promoção da segurança alimentar no país e no combate à fome. Ela lembrou os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que fizeram parte da campanha do Sistema CFN/CRN nesta data, com foco na Fome Zero e Agricultura Sustentável, Saúde e Bem Estar e Consumo e Produção Responsáveis.

Antes de cada grupo de discussão, foram apresentados os vídeos que os acadêmicos em Nutrição enviaram para a campanha denominada de “Desafio de Saúde e Nutrição”, onde eles escolhiam um dos temas acima. Esses vídeos foram publicados no Instagram do CRN-10.

O objetivo da atividade foi difundir para a sociedade dados e informações sobre estas temáticas atuais e importantes. Cada convidado fez uma fala sobre o tema para motivar as discussões entre os participantes e a participação foi muito significativa, pois quem estava presente quis tirar dúvidas sobre uso de agrotóxicos, sobre o papel da Nutrição em todas as áreas e ainda sobre como cada cidadão pode colaborar com o combate à fome e à insegurança alimentar.

Confira os vídeos de alguns trechos das falas dos convidados no Instagram – @crn10sc 

Confira o breve currículo de cada convidado: