A Câmara Municipal de Florianópolis concedeu nesta segunda-feira (06/12), o Diploma de Reconhecimento ao Conselho Regional de Nutricionistas da Décima Região (CRN-10) pelo trabalho realizado em prol da agroecologia e o combate ao uso dos agrotóxicos. A solenidade, proposta pelo vereador Marquito, homenageou pessoas e entidades que lutam por um mundo agroecológico, orgânico, justo e limpo para todos. A data escolhida remete ao dia 03 de dezembro, conhecido como Dia Internacional de Luta Contra os Agrotóxicos, que faz alusão à catástrofe de Bhopal, na Índia, em 1984, quando uma fábrica de agrotóxicos explodiu e cerca de 25 mil pessoas morreram e deixou milhares feridos.

O vereador Marquito justificou em suas redes sociais a concessão do Diploma de Reconhecimento às pessoas e as entidades como modo de parabenizar pelas ações realizadas. “Defender a Agroecologia é lutar por saúde, direitos humanos e meio ambiente. Atualmente, os agrotóxicos se encontram nos alimentos, no solo e até na água que bebemos, portanto, não basta nos opormos ao seu uso, é necessário também propor novos paradigmas que contradigam essa prática a partir de ações e projetos inovadores, e acreditamos que a Agroecologia é a resposta adequada!”, explica.

A presidente do CRN-10, Vânia Passero, agradeceu a homenagem concedida e parabenizou o vereador pela iniciativa. “Segundo a Associação Brasileira de Saúde Coletiva, em seu Dossiê ABRASCO: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo, estima-se que o brasileiro consome, em média, 7 kg de agrotóxicos por ano. São dados chocantes e que precisam ser discutidos e disseminados para que a sociedade brasileira tenha consciência sobre as consequências do uso abusivo dos agrotóxicos. Ao mesmo tempo, se faz necessário dar visibilidade aos modelos de produção de alimentos sustentáveis. Acreditamos sim que a agroecologia é capaz de alimentar o mundo!  Nossa luta é coletiva e precisamos estar integrados para conseguir avançar. O CRN-10 é aliado dessa luta!”, afirma.