Em 16 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Alimentação. O tema proposto pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) para 2017 é: Mude o futuro da migração: investir na segurança alimentar e no desenvolvimento rural. O objetivo da FAO é combater a fome e alcançar a segurança alimentar, a nutrição, a redução da pobreza rural e promover o uso sustentável dos recursos naturais, ligados intimamente aos impactos dos imigrantes e refugiados.

O mundo está em constante movimento, até hoje, devido ao aumento dos conflitos e instabilidade política, mais pessoas foram forçadas a fugir de suas casas. A fome, a pobreza e o aumento dos eventos climáticos são outros fatores importantes que contribuem para o desafio da migração.

O Sistema CFN/CRN apoia e reforça a temática definida pela FAO, realizando anualmente campanhas de conscientização sobre as temáticas escolhidas. O Dia Mundial da Alimentação é uma ocasião para chamar a atenção do mundo para os problemas sociais, a erradicação da fome, da desnutrição e o respeito à população carente.

Fonte: Portal CFN

Em Florianópolis, o CRN10 participará da Roda de Conversa com o tema – LEIS MUNICIPAIS DE ALIMENTAÇÃO E A GARANTIA DO DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO ADEQUADA, no dia 16 de outubro, às 15h, na Praça da Alfândega. Neste local estará ocorrendo a Semana do Dia Mundial da Alimentação, a ser realizada entre os dias 16 e 21 de outubro, das 8h às 22h. Sob a estrutura da Geodésica Cultural Itinerante realizaremos diversas atividades pedagógicas e culturais: rodas de conversa com temas ligados ao desenvolvimento rural, agroecologia, agricultura familiar, produção orgânica, transição agroecológica, compostagem, restaurante popular e demais equipamentos de segurança alimentar e nutricional públicos, oficinas, cine-debate agroecológico, educação alimentar, direitos humanos, SAN e atividades artístico-culturais.

E no dia 28/10 o CRN10 realizará em parceria com entidades afins, uma ação para a população sobre importância da alimentação saudável, plantas alimentícias não convencionais, alimentos in natura e ultraprocessados. O evento ocorrerá no bolsão do trapiche na Av. Beira mar norte de Florianópolis, das 9h às 14h.