Na noite de ontem (17/10), o Conselho Regional de Nutricionistas da Décima Região (CRN-10) promoveu uma Roda de Conversa virtual com três nutricionistas que pesquisam e trabalham com políticas públicas para debater o tema: “Fome e Insegurança Alimentar e Nutricional: Não deixe ninguém pra trás”, que foi escolhido como mote da campanha pelo Dia Mundial da Alimentação 2022 pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU).

ASSISTA NA ÍNTEGRA pelo Canal do YouTube do CRN-10 – CLIQUE AQUI

Os debatedores trouxeram dados relevantes e um alerta sobre o aumento de pessoas com fome em todo o planeta. “Somente no Brasil temos 15% da população em situação de fome, isto quer dizer 33 milhões de pessoas, e cerca de 115 milhões passam por algum tipo de insegurança alimentar”, afirmou a conselheira do CRN-10, Aline Calliari, ao iniciar sua fala. Os números mostram que apenas 4 em cada 10 domicílios brasileiros conseguem manter acesso pleno à alimentação – ou seja, estão em condição de segurança alimentar. Os outros 6 lares se dividem numa escala, que vai dos que permanecem preocupados com a possibilidade de não ter alimentos no futuro até os que já passam fome.

Neste contexto, a conselheira federal do CFN, doutora Liliana Bricarello, pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o membro da Teia de Articulação pelo Fortalecimento da Segurança Alimentar e Nutricional, Murilo Lyra, fizeram suas falas e compararam os anos de construção de políticas públicas para criar o cenário favorável de diminuição da fome com o momento atual que teve uma mudança na participação popular, provocando o aumento significativo da miséria. “Estamos vivenciando um desmonte das políticas públicas, perdemos a voz do povo e isso desarticulou as possibilidades de enfrentamento do crescimento da fome”, comentou Liliana. Ela destacou ainda o papel do nutricionista e os pilares que devem ser lembrados por ocasião do Dia Mundial da Alimentação: melhor nutrição, melhor produção, ambiente saudável e qualidade de vida.

Os participantes que acompanharam a transmissão pelo YouTube puderam fazer perguntas e tecer comentários ao longo da live para debater junto com os convidados. Ao citarem a pandemia da Covid-19, Murilo Lyra disse que houve um agravamento da situação, mas os números mostram que já em 2018, dados do IBGE, a fome começava a aumentar de novo no país. “Tivemos uma mudança orçamentária, uma mudança de agenda e uma escalada no aumento de pessoas em situação de fome. A pandemia piorou mas já havia o crescimento”, disse ele, que também abordou a situação no Estado de implantação de políticas na área de segurança alimentar: “Dos 295 municípios catarinenses, apenas 31 aderiram ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, o que revela uma preocupação com a negação do tema. É preciso um esforço coletivo para combater a fome”.

 

Saiba mais sobre os palestrantes:

Aline Ulir Calliari – Nutricionista, formada em 2003 pela UFPR, pós-graduada em nível de Especialização em Qualidade de Alimentos pelo CBES. Atua na área de Extensão Rural, Políticas Públicas de SAN e DHAA, assessoria a Agroindústrias e Entidades da Agricultura Familiar (AF) e Nutrição ampliada por Práticas Integrativas e Complementares (PICs), especialmente a Antroposofia. É extensionista social da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) desde 2006.

Liliana Bricarello – Pós doutora e doutora pelo Programa de Pós graduação em Nutrição (PPGN), na linha de pesquisa Diagnóstico e intervenção nutricional em coletividades da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Ciências aplicadas a Cardiologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialização em Bioética e Pastoral da Saúde pelo Centro Universitário São Camilo (CUSC), Especialização em Distúrbios Metabólicos e Risco Cardiovascular pelo Centro de Extensão Universitária (CEU). Especialização em Nutrição em Cardiologia pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP). Pesquisadora da UFSC. Conselheira CFN Gestão 2021-2024.

Murilo Lyra – Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGN/UFSC) na linha de pesquisa intervenção nutricional em coletividades . Especialista em Atenção Básica/Saúde da Família – Modalidade Residência Multiprofissional pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Nutricionista graduado pela UNIVALI.  Membro da Teia de Articulação pelo Fortalecimento da Segurança Alimentar e Nutricional (TearSAN/UFSC).