O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Florianópolis (Comseas) realizou ontem (23/11) um evento em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação (16/10), no pátio do Restaurante Popular, no centro da Capital.  A temática foi  “VOCÊ TEM FOME DE QUÊ?”, que foi discutida de diversas maneiras durante a tarde: uma Roda de Conversa, uma batalha de Rap e uma apresentação da linha do tempo com os marcos históricos da política pública de segurança alimentar e nutricional organizada pela Tenda Josué de Castro.

 

O Conselho Regional de Nutricionistas da Décima Região (CRN-10) integra o Comseas-Fpolis e esteve presente no evento por meio da participação da conselheira suplente Gisleyne Vieira, secretaria Administrativa (titular é a presidente do CRN-10, Vânia Passero), da coordenadora Técnica Pietra Klein e do assistente Técnico Gabriel de Alcântara. A coordenação das atividades ficou por conta da presidente do Comseas-Fpolis, que é a nutricionista Aline Salami, conselheira do CRN-10. Ela destacou a importância de poder reunir várias entidades e refletir sobre o alimento visto como direito humano e também sobre a luta para a garantia da segurança alimentar e nutricional de toda a população.

 

O espaço de trocas teve participação de entidades como a Associação Catarinense de Nutrição (Acan), ligada à Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), a Rede com a Rua,  a Teia de Articulação pelo Fortalecimento da Segurança Alimentar e Nutricional (TearSAN),  que iniciou sua formação dentro do curso de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), entre outras representações.

 

Foram abordados os desafios e encaminhadas algumas ações que possam consolidar e fortalecer o SISTEMA MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL SUSTENTÁVEL (SISANS) em Florianópolis. A ideia é que esse Sistema seja o espaço concreto para a construção de proposições voltadas ao objetivo de assegurar e proteger o Direito Humano a Alimentação Adequada e Saudável para toda a Florianópolis, tendo um planejamento assegurado no orçamento do município.