A FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – mobiliza o Dia Mundial da Alimentação 2015, com o tema “Proteção Social e Agricultura: quebrando o ciclo da pobreza rural”.

Nos últimos anos, cerca de 150 milhões de pessoas superaram extrema pobreza graças a programas de proteção social.

Existe proteção social, quando os governos desenvolvem políticas e programas para enfrentar as vulnerabilidades econômicas, ambientais e sociais visando reduzir a insegurança alimentar e a pobreza. Programas de proteção social melhoram o acesso da população carente a saúde e outros serviços sociais, permitindo-lhes fornecer de forma sustentável para si e seus familiares.

Por esta razão, a FAO tem intensificado seus esforços para ajudar os governos e parceiros implantarem programas de proteção social em estratégias e políticas nacionais de desenvolvimento.

O Dia Mundial da Alimentação é uma ocasião para chamar a atenção do mundo sobre o papel crucial desempenhado pela proteção social na erradicação da fome e da pobreza.

Fonte: FAO

Em Santa Catarina, vários municípios estão promovendo ações em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação.

JARAGUÁ DO SUL

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Jaraguá do Sul (SC) realizará o Fórum Municipal de Agricultura Familiar no dia 17 de outubro, das 13h às 17h, na Sociedade Recreatica Desportiva 25 de julho, em Jaraguá do Sul (SC). Serão apresentados dois painéis sobre políticas de agricultura familiar. O tema é Agricultura Familiar e Cadastro Ambiental . A programação do Fórum prevê a realização de duas palestras: Políticas de Agricultura Familiar, Cooperativismo e Agroturismo , com o secretário estadual da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, Airton Spies; e Cadastro Ambiental Rural, PAA e PNAE , com o engenheiro agrônomo Hector Haverroth e o secretário executivo da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) de Jaraguá do Sul, Daniel Peach.

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do Balneário Camboriú (SC) promoverá o Fórum de Segurança Alimentar no dia 17 de outubro. O evento será realizado na Casa dos Conselhos, das 13h30 às 19h. Na pauta estarão o Direito Humano à Alimentação Adequada e a implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

FLORIANÓPOLIS

Em Florianópolis (SC), a comunidade Chico Mendes receberá no dia 18 de outubro, das 9h às 17h, a segunda edição da Disco Xepa. O evento gratuito voltado para a conscientização sobre o desperdício de alimentos é realizado pelo Convívio Mata Atlântica, o Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro) e Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina (Consea-SC). A Disco Xepa Revolução dos Baldinhos terá oficinas, debates e atividades culturais, além de refeições elaboradas por chefs de cozinha, nutricionistas e alunos de gastronomia. A Secretaria de Assistência Social de SC, com apoio da CAISAN e do CONSEA/SC promoverá, no dia 16/10, das 8h às 18h, uma oficina com o tema Erradicação da Extrema Pobreza em Santa Catarina. O evento será no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Santa Catarina – MAPA/SC, localizado na Rua José Grumiche, 117 – Kobrasil, São José/SC.

ITAJAÍ

O COMSEA ITAJAÍ promoverá atividade educativa sobre orgânicos no Sacolão Direto do Campo, localizado na Rua Otávio Cesário Pereira, nº 1.155, São Vicente, Itajaí/SC, e a participação é gratuita. Informações: Nutricionista Elinia da Silva Mateus Melnek – Presidente COMSEA Itajaí – comsea@itajai.sc.gov.br

Serviço

Fórum Municipal de Agricultura Familiar – Jaraguá do Sul

Dia: 17 de outubro

Horário: das 13h às 17h

Local: Sociedade Recreativa Desportiva 25 de julho

Contato: (47)2106 8251 Conselho Municipal de Jaraguá do Sul

 

Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional – Balneário Camboriú

Dia: 17 de outubro

Horário: das 13h30 às 19h

Local: Casa dos Conselhos

Contato: (47)3367-0129 Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do Balneário Camboriú

 

Disco Xepa Revolução dos Baldinhos Florianópolis

Dia: 18 de outubro

Horário: das 9h às 17h

Local: Rua dos Pinheiros Comunidade Chico Mendes Bairro Monte Cristo

Contato: (48) 3664 0601 Consea-SC

Fonte: Ascom/Consea, com informações dos organizadores