Nos dias 21 e 22 de setembro ocorreu o 1º Fórum Nacional de Nutricionistas da Assistência Social e a I Mostra de Experiências de Alimentação e Nutrição no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O evento foi realizado no campus da Univali, em Itajaí (SC), e reuniu cerca de 200 profissionais e acadêmicos das áreas de Nutrição, Serviço Social e outras áreas afins e gestores da Assistência Social. A presidente do Conselho Regional da Décima Região (CRN-10), Vânia Passero, acompanhou todo o evento, assim como o diretor tesoureiro do Conselho Federal de Nutricionista (CFN), Alexsandro Wosniaki, que atua no Coletivo de Nutricionistas no SUAS.
A Coordenadora Geral de Promoção da Alimentação Saudável do Ministério do Desenvolvimento da Assistência Social, Família e Combate à Fome (DESAU/SESAN/MDS), Gisele Bortolini, também foi uma das organizadoras e esteve presente nos dois dias de evento. Ainda como representante do Ministério, esteve presente Kessia Oliveira da Silva, do Departamento de Proteção Social Básica (SNAS/MDS). Representando também o CFN, estava a colaboradora Adele Luiza da Matta, além dos demais integrantes do Coletivo de Nutricionistas do SUAS.
O objetivo do Fórum foi reunir profissionais que atuam no SUAS para debater, levantar as ações de Alimentação e Nutrição que estão sendo desenvolvidas, encaminhar a necessidade de inserir os nutricionistas no Sistema, trocar experiências, aprofundar conhecimentos e reflexões, propor e construir, coletivamente, diretrizes para o fortalecimento da agenda de Alimentação e Nutrição no SUAS. Depois da abertura do evento, os participantes acompanharam a Mesa redonda com o tema “Assistência Social e Segurança Alimentar e Nutricional: Potencialidades e desafios”, tendo como palestrantes Gisele Bortolini, Kessia Oliveira da Silva, Elinia da Silva Mateus Marsango, do Coletivo de Nutricionistas no SUAS, e a mediação foi de Alexsandro Wosniaki.
Durante a tarde, foram apresentadas experiências de programas de aquisição de alimentos e demais práticas exitosas nas políticas públicas da Assistência Social dos municípios em relação à alimentação. Representantes de municípios de todas as regiões do país compartilharam suas vivências, numa rica troca de ideias.
Na manhã seguinte, dia 22, ocorreram cinco oficinas, com os seguintes temas: Alimentação e Nutrição na Proteção Social Básica; Alimentação e Nutrição na Proteção Social Especial (média e alta complexidade); Alimentação e Nutrição na Gestão do SUAS e Benefício Eventual de Alimentos; Contribuições para o Manual de Orientações para Priorização e Organização da
Atenção aos Indivíduos e Famílias em Insegurança Alimentar e Nutricional e Programa de Alimentação no SUAS. Ao final da manhã, cada grupo apresentou suas ideias e encaminhamentos para compor os documentos das atividades do Fórum. O encerramento contou ainda com sorteio de publicações técnicas.
Ocorreram ainda atividades paralelas: Educação Alimentar e Nutricional (EAN), Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, distribuição de frutas, mudas de árvores frutíferas, cartilhas,
sorteio de brindes e visita guiada ao horto medicinal da Univali.
O Fórum foi promovido pelo Coletivo de Nutricionistas do Sistema Único de Assistência Social em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Secretaria Nacional de Assistência Social, Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), com apoio do CRN-10.