Na noite de ontem, o CRN-10 promoveu uma live em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, reunindo profissionais para um bate-papo informativo e reflexivo sobre o direito à alimentação saudável e adequada. Sob a mediação da conselheira do CRN-10 e do CONSEA/SC, Aline Salami, a conversa contou com a participação de Rita Maraschin, presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/SC) e representante da Fetraf/SC, e Milena Corrêa Martins, nutricionista e integrante da Teia de Articulação pelo Fortalecimento da Segurança Alimentar e Nutricional da Universidade Federal de Santa Catarina (TearSAN/UFSC).
ASSISTA A LIVE NA ÍNTEGRA – Clique aqui
Os interessados no tema que acompanharam o Bate Papo ao vivo, puderam fazer perguntas e comentários para interagir com as palestrantes.
Durante o evento, as palestrantes destacaram a importância da segurança alimentar e nutricional, alinhando-se ao tema da FAO/ONU, “Direito aos Alimentos para uma Vida e um Futuro Melhores.” A discussão abordou os desafios de garantir uma alimentação acessível e nutritiva para todos, enfrentando questões como a fome, o desperdício de alimentos e a necessidade de políticas públicas eficazes.
As participantes discutiram a eficácia de algumas políticas e que deveriam ser tratadas como iniciativas essenciais. Elas abordaram as boas práticas mas também os desafios de ações como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), os bancos de alimentos e leite, além das cozinhas solidárias e restaurantes populares. Essas ações estruturantes foram apresentadas como ferramentas fundamentais para assegurar a segurança alimentar, reforçando o compromisso de toda a sociedade em construir um futuro mais saudável e sustentável.