O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) lançou, nesta quarta feira (5), uma consulta pública para aprimorar os Cadernos de Educação Alimentar e Nutricional. O objetivo da consulta é garantir a participação de toda a sociedade para que os cadernos atendam às necessidades dos usuários da rede socioassistencial.
Ao acessar a consulta, é possível registrar contribuições nos dois cadernos: o teórico e o metodológico.
O teórico visa subsidiar a equipe técnica dos serviços socioassistenciais de proteção social básica no planejamento e desenvolvimento de atividades de Educação Alimentar e Nutricional (EAN).
Já o Caderno Metodológico apresenta atividades de EAN que podem ser abordadas nos serviços socioassistenciais.
Este material tem por objetivo subsidiar a prática de educação alimentar e nutricional desenvolvida junto aos grupos de famílias do Serviço de Atendimento e Proteção Integral à Família e no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, bem como em outros serviços ofertados na rede socioassistencial.
A abordagem da educação alimentar e nutricional na rede socioassistencial é fundamental para promover a formação de hábitos alimentares adequados e saudáveis, valorizando e respeitando as especificidades culturais e regionais dos diferentes grupos e etnias, além de fortalecer vínculos familiares e sociais.
Hoje, existem mais de 7.000 Centros de Referência de Assistência Social (CRRAS) em todo o país e, apesar de existirem algumas ações de educação alimentar e nutricional nestes espaços, o tema ainda é pouco explorado.
A consulta estará disponível até o dia 15/01/13.
Para acessar a consulta pública e registrar contribuições, clique aqui.
Fonte: Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS