O Sistema Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas discorda do estudo realizado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor – Proteste divulgado, hoje ( 1/11), com o título Cuidado: dietas prescritas por nutricionistas podem não ser confiáveis. As informações apresentadas e a metodologia utilizada basearam-se numa amostragem irrisória, quando comparada ao número de nutricionistas devidamente habilitados e inscritos nos Conselhos Regionais de Nutricionistas de Sao Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, não informa o teor das perguntas nem como foram conduzidas.

O estudo não reflete a realidade brasileira ao registrar que ouviu pessoas que foram a 40 consultas com esses profissionais nas duas cidades, parcela irrelevante diante do universo de mais de 100 mil nutricionistas inscritos. (O índice pesquisado é de 0,04%).

É importante destacar que o resultado do trabalho das equipes de fiscalização dos Conselhos Regionais de Nutricionistas é totalmente diferente dos dados apresentados pela Proteste.

Orientamos a população para que, em qualquer situação em que porventura se sinta lesada em função de um atendimento realizado por nutricionista, procure os conselhos de nutricionistas para averiguar tais condutas.

Reiteramos que o nutricionista é o profissional de saúde que tem como missão defender o direito humano a alimentação saudável e adequada.

Informamos, também, que adotaremos as devidas medidas judiciais contra o estudo.

Sistema Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas