Os representantes das entidades eleitas para compor a Gestão 2023/2025 do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/SC) tomaram posse como conselheiros no dia 8 de agosto, numa cerimônia realizada na Defesa Civil de Santa Catarina, em Florianópolis, e contou com a participação da secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann. O Conselho Regional de Nutricionistas da Décima Região (CRN-10) ficou com uma vaga, tendo a conselheira Aline Salami como titular, a presidente Vânia Passero como suplente e a diretora Tesoureira Carla Galego como segunda suplente.

O Consea/SC é formado por representantes de 18 entidades da sociedade civil e 9 representantes dos órgãos governamentais. O objetivo do Conselho é propor, monitorar e avaliar políticas de combate à fome, baseadas no desenvolvimento sustentável e na agroecologia, a fim de garantir a segurança alimentar e nutricional dos catarinenses. Instituído pela Lei Nº 12911, de 22 de janeiro de 2004 e é um órgão colegiado de caráter consultivo e permanente, vinculado agora à Secretaria de Estado de Assistência Social, Mulher e Família.

Na primeira plenária desta gestão, foram discutidos vários assuntos e entre eles a realização das conferências municipais de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) em agosto e na primeira semana de setembro. A Conferência Estadual será realizada em outubro. Todas as datas serão divulgadas e vale ressaltar a importância da participação dos nutricionistas nestas discussões.

Conselheira do CRN-10 Aline Salami, secretária Maria Helena Zimmermann e presidente do CRN-10 Vânia Passero