Moções em defesa do Guia Alimentar e da PNAN foram aprovadas no evento.

De 02 a 05 de julho, o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF), sediou a 17ª Conferência Nacional de Saúde, evento que contou com a participação de delegados eleitos em todo país, nas conferências de saúde.

Durante o ato público em defesa do SUS, realizado no dia 04 de julho em frente ao Museu da República, acompanhamos de perto a participação das nutricionistas delegadas Elinia da Silva Mateus Marsango, de Santa Catarina (SC); Fabíola de Carla Nóbrega Marinho, da Paraíba (PB); Viviane Cristina de Miranda, de Pernambuco (PE); Vivian Carla Honorato dos Santos de Carvalho e Iane Carine Freitas da Silva, ambas da Bahia (BA), eleitas na Conferência Nacional Livre de Saúde e Nutrição, promovida pelo Fórum Nacional das Entidades de Nutrição (FNEN).

Moções

Durante a 17ª Conferência Nacional de Saúde diversas moções foram apresentadas e aprovadas. Cada proposta apresentada, para ser analisada, deveria contar com a assinatura de no mínimo 400 pessoas delegadas no evento.

Das cinco moções associadas ao tema da segurança alimentar e nutricional, três foram aprovadas: sobre a taxação de alimentos ultraprocessados, a favor do Guia Alimentar para a População Brasileira e a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) e sobre o fornecimento de recursos para a Política Nacional da População Negra e Indígena.