Até 15 de abril, serão concluídas as etapas municipais da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8). Segundo informações do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em 1º de março mais da metade dos municípios já haviam realizado ou programado suas etapas municipais.

Já as etapas estaduais ocorrerão entre 16 de abril e 15 de julho, segundo prazos do regimento da 16ª Conferência. Nelas, participarão delegados eleitos na primeira etapa e serão eleitos os participantes para a etapa nacional.

O CFN disponibiliza documento norteador para todos os profissionais da nutrição que pretendem participar das Conferências. Nas duas primeiras etapas, os participantes irão analisar propostas e demandas locais e estaduais em Saúde, e, no encontro Nacional, que ocorrerá de 4 a 7 de agosto em Brasília, o objetivo é analisar e votar o Relatório Nacional Consolidado, que terá como base os relatórios elaborados pelas conferências estaduais e definirá as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país.

Ao todo, participarão da etapa final da 16ª Conferência Nacional de Saúde mais de 4 mil e 500 pessoas de todos os estados e do Distrito Federal. Este ano, o tema principal do evento é “Democracia e Saúde”, sendo eixos temáticos: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta é resgatar a memória da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, cujo relatório final serviu como base para a criação do SUS.

Clique aqui para acessar o documento com instruções para nutricionistas e técnicas em nutrição e dietética que queiram participar das Conferências.

Fonte: Portal CFN