Fórum Nacional das Entidades de Nutrição (FNEN) publica nota sobre fortalecimento da profissão.

“A busca pelo desenvolvimento profissional e acadêmico por cada nutricionista é reconhecida pelas entidades de Nutrição. Todavia, os esforços e as conquistas individuais serão diminuídos e até anulados se o ambiente profissional não valorizar o nutricionista, ignorar os preceitos legais conquistados ao longo de décadas e minimizar seu papel na sociedade. Exemplos históricos de precarização das condições de trabalho mostram o quanto a letargia coletiva pode ser fatal para o exercício profissional, daí a importância da unidade dos nutricionistas e de suas entidades para defenderem os interesses da profissão e da sociedade.

No contexto atual de relações virtuais, parece natural que manifestações apenas na internet bastem para que os profissionais clamem por melhorias e para que sejam respeitados. No entanto, a valorização da profissão exige muito mais! Requer participação efetiva e a compreensão de que conquistas demandam representatividade e legitimidade. Exige auxílio na fiscalização da profissão e no cumprimento das leis, aprimorando os conhecimentos técnicos e científicos para garantir qualidade na atenção à saúde da população, defendendo a valorização das relações de trabalho e acreditando na formação profissional, de acordo com a evolução da ciência e da sociedade.

Por tudo isso, o Fórum Nacional das Entidades de Nutrição (FNEN) conclama os nutricionistas a se empenharem também em prol do coletivo e a se envolverem com suas entidades, participando ativa e construtivamente das suas atividades, além de cumprir com suas obrigações de natureza tributária, nos termos da lei e das suas disposições estatutárias.”

Março/2016

FÓRUM NACIONAL DAS ENTIDADES DE NUTRIÇÃO (FNEN)

Associação Brasileira de Educação em Nutrição (ABENUT)

Associação Brasileira de Nutrição – www.asbran.org.br

Conselho Federal de Nutricionistas – www.cfn.org.br

Executiva Nacional dos Estudantes de Nutrição (ENEN)

Federação Interestadual dos Nutricionistas dos Estados de Alagoas, Bahia, Mato do Grosso do Sul, Pará, Pernambuco e São Paulo– www.febran.org.br 

Federação Nacional de Nutricionistas – www.fnn.org.br