Cerca de 800 participantes visitaram o estande do CFN nos três dias de evento.

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) participou de mais uma edição do Encontro Nacional do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (24º Congemas), realizado nesta semana, de 10 a 12 de julho, no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo. É a segunda vez que conselheiros federais estiveram no evento a fim de contribuir para discussões relacionadas à proteção e promoção social, articulando políticas públicas de assistência aos princípios da segurança alimentar e nutricional e ao direito humano à alimentação adequada.

O CFN foi representado por meio da participação deles em palestras e no próprio estande do conselho, onde se reuniram gestores e profissionais de saúde de todo o país que trabalham, direta ou indiretamente, com planejamento e ações do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Um dos objetivos do Congemas é justamente avaliar e consolidar esse sistema, buscando a reconstrução e o fortalecimento das bases que o criaram, em 2005. Neste ano, o tema que o conselho escolheu para pautar as suas atividades no evento foi: Nutrir direitos, combater a fome. Alimentação adequada e saudável como direito fundamental.

Cerca de 800 pessoas visitaram o estande do CFN, que também recebeu autoridades importantes para o enriquecimento dos temas da programação, como o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias; o diretor do Departamento de Proteção Social Básica da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS/MDS), Elias Oliveira; e a presidenta e a vice-presidenta do Congemas, Penélope Regina Silva de Andrade e Magali Pereira Gonçalves Costato Basile, respectivamente. Em um espaço de 18 m², o estande foi palco para a realização diversos debates e trocas de experiências.

No local, os participantes do 24º Encontro Nacional do Congemas receberam cartilhas, folderes, materiais institucionais e passaram a saber mais sobre a atuação dos nutricionistas no SUAS. Os visitantes do estande também conheceram o Sistema CFN/CRN, presente nos estados com os seus 11 regionais e quase 225 mil profissionais inscritos.

Tema central

Em mais uma edição do encontro, a discussão girou em torno do SUAS e das diversidades socioterritoriais do país, com foco nas novas estratégias municipais para superar a falta de proteção social e as violações de direitos, conforme necessidades e características regionalizadas. O evento também teve um lema, que perpassou por toda a programação realizada, propondo analisar o papel da assistência social na superação da fome e da pobreza no Brasil.

E o CFN não poderia ficar de fora desse debate. O conselheiro e diretor-tesoureiro do conselho, Alexsandro Wosniaki, esteve na mesa de abertura do 24º Encontro Nacional do Congemas e ainda como palestrante em uma oficina sobre a relação do Suas com o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). A proposta foi refletir sobre as potencialidades das ações públicas e políticas intersetoriais para a garantia do direito humano à alimentação adequada, bem como da segurança alimentar e nutricional nos territórios.

Nesses três dias do encontro, a programação foi dividida em cinco painéis temáticos, que abordaram não só o lema, mas também como planejar, prevenir e agir quanto às mudanças climáticas, emergências em situações de calamidade, desigualdades sociorraciais e de gênero, tudo no contexto do SUAS. Outras abordagens envolveram a articulação do Sistema Único de Assistência Social com o mundo do trabalho, as diversidades regionais e a construção da agenda do Congemas nessa perspectiva.

Ao todo, o evento teve 22 oficinas e quatro lançamentos, que trouxeram ao público informações oficiais, dados e a instalação do Fórum Nacional do Judiciário para Seguridade Social (Fonass).