27/03/13

Patrimônio Agroalimentar em debate é um encontro entre redes, agricultores, extrativistas pesquisadores e representantes governamentais para discutir soluções pertinentes à salvaguarda dos saberes tradicionais ligados à cadeias agroalimentares locais, assim como a história destas populações tradicionais e todo o complexo cultural que a envolve. Serão apresentadas realidades em desenvolvimento  territorial sustentável e inclusivo, criação e afirmação de mercados, políticas públicas e instrumentos legais que estejam  em consonância com o  reconhecimento da importância destes conhecimentos na superação de ameaças contemporâneas.

O evento é promovido pelo CEPAGRO – Centro de Estudos e Promoção da Agricutura de Grupo (ONG que atua há 23 anos promovendo a Agroecologia na America Latina)  em parceria com o CONVIVIUM MATA ATLÂNTICA (grupo de gastônomos e chefs de cozinha que organizam expedições gastronômicas de valorização das matérias-primas locais). Estas instituições são parceiras e recebem  o apoio da Fundação SLOW FOOD para a biodiversidade, movimento internacional de promoção do alimento bom, limpo e justo.

O CEPAGRO e o CONVIVIUM MATA ATLÂNTICA juntamente com agricultores e extrativistas, representaram o Litoral Catarinense em 2012 no Salone Del Gusto (encontro mundial do MOVIMENTO SLOW FOOD) compondo a exposição “Os caminhos da excelência: uma viagem pelos territórios a partir de seus produtos e protagonistas” enfocando a agricultura familiar e pesca artesanal que foram simbolizadas na ocasião pelos ENGENHOS ARTESANAIS DE FARINHA E RANCHOS DE PESCA. Patrimônio Agroalimentar em debate é também um desdobramento da experiência compartilhada com outros 9 territórios da America latina e do mundo. Uma nova oportunidade para debater suas temáticas em seus locais de atuação.

Os temas tratados buscam acompanhar discussões globais que vêm sendo verbalizadas em conferências da UNESCO,ONU-FAO,Cúpula dos Povos/Rio +20 e que reconhecem o papel estratégico da cultura, e do processo histórico das populações tradicionais, como tecnologias necessárias para vencer as ameaças causadas por cadeias de produção de alimentos, hábitos alimentares e turísticos predatórios, excludentes e dependentes. As alternativas a estes modelos procuram construir novas práticas econômicas apoiadas na preservação de uma  diversidade biocultural.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

14:00 – ABERTURA : APRESENTAÇÃO CEPAGRO/PONTO DE CULTURA ENGENHOS DE FARINHA E CONVIVIUM MATA ATLÂNTICA

14:15 –  Os Caminhos da Excelência: a valorização do patrimônio agroalimentar como oportunidade para os territórios.

(Lia Poggio fala sobre a experiência de territórios latino-americanos ligados ao Movimento Slow Food)

15:00 – Circuitos Curtos e Produtos Típicos

(Professor Andrea Fantini  apresenta seu trabalho como professor visitante do mestrado em Agroecossistemas – CCA/UFSC)

Andrea Fantini possui graduação em Economia e Comércio pela Universitá degli Studi di Urbino (Itália,1981). Atualmente é professor associado na Universitá degli Studi di Teramo. Tem experiência na área de Economia Agrária, Avaliação Rural, Marketing e Gestão de Empresas Agroalimentares.

15:30 –A REDE ECOVIDA DE AGROECOLOGIA : agrobiodiversidade, mercado  e segurança alimentar

(Charles Lamb apresenta as conquistas e desafios da  REDE ECOVIDA DE AGROECOLOGIA)

16:00 Degustação de produtos do Território Litoral Catarinense

(Ecochefs do Convivium Mata Atlântica apresentam as Matérias-Primas Catarinenses e seus produtores)

Cardápio

– Receitas tradicionais de processados de engenho como o beijú, o cuscus e a tão aprecidada bijajica.

– Produções desenvolvidas pela parceria entre produtores locais e Ecochefs do Convivium Mata Atlântica mesclando e valorizando as matérias-primas do litoral catarinense.

– Alimentos  diretamente do  Box 721, o primeiro de Produtos Agroecológicos do Ceasa/SC – Pavilhão da Agricultura familiar.

17:00 – Painel  Litoral Catarinense 1 – Engenhos de Farinha: entre o mercado e patrimônio cultural

21:00 – Encerramento e intervenção cultural