No mês de comemoração ao Dia da Saúde e Nutrição, o Conselho Regional de Nutricionistas, de Santa Catarina, antecipa um dos temas que serão apresentados no evento a ser realizado no início de abril, no Parque de Coqueiros, em Florianópolis. Esse ano as PANCS – plantas alimentícias não convencionais ganham destaque, com apresentação de algumas plantas e receitas práticas para utilização no dia a dia.

As PANCS são ótimas opções para um hábito saudável durante as refeições. Pouco conhecidas pela maioria da população, substituem alimentos tradicionais na mesa do brasileiro. A ORA-PRO-NOBIS, por exemplo, é uma hortaliça com alto valor de proteínas e fibras, pois é uma verdura de fácil digestão e rica em proteínas. As folhas e flores podem ser consumidas em saladas cruas, refogados, sopas, tortas, ou até mesmo em preparações como arroz e feijão com objetivo de enriquecimento nutricional. Também servem para fazer patês, substituindo o ovo em tortas salgadas. Outro exemplo é a cúrcuma (ou açafrão da terra), que é antioxidante, anti-inflamatória, previne gripes e resfriados, dentre outros benefícios e  pode ser usada como corante no preparo dos pratos.

No evento em abril, aberto ao público, os nutricionistas irão esclarecer dúvidas sobre as plantas não convencionais e seus benefícios. Já os profissionais da gastronomia, parceiros do CRN, apresentarão receitas práticas para a utilização na alimentação diária. Além disso, será montada uma oficina culinária infantil e degustação de preparações com PANCs elaboradas por alunos do curso de Gastronomia da Universidade Estácio de Sá.

O objetivo dos nutricionistas do Conselho Regional de Nutricionistas é trazer mais informações para o grande público sobre essas plantas e incentivar uma vida mais saudável, com uma orientação adequada.