Neste ano letivo, as turmas da Educação Infantil trabalham com o tema: Dez passos para Alimentação Adequada e Saudável.

Nas Escolas da Rede Sesc de Ensino de Santa Catarina, a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é trabalhada continuamente, de forma multidisciplinar e transversal, tanto nos momentos das refeições, como em sala de aula e em atividades direcionadas. Com recursos pedagógicos que facilitam a construção do conhecimento, os alunos são incentivados no dia a dia a a fazerem escolhas alimentares adequadas.

“Crianças que crescem fazendo boas escolhas aprendem a importância da diversidade no prato e tendem a ser adultos mais saudáveis”, reforça a nutricionista do Sesc-SC, Letícia Zago, responsável pelas ações de EAN na Escola Sesc. Segundo ela, a construção de bons hábitos alimentares, que acompanham a vida das pessoas até a idade adulta, precisam começar desde muito cedo. Por isso, a educação alimentar infantil é tão importante.

Dez passos para alimentação adequada e saudável

Neste ano letivo, o projeto “Dez passos para Alimentação Adequada e Saudável”, embasado no Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, norteia as ações realizadas com as turmas da Educação Infantil. A cada mês, as crianças aprofundam uma das recomendações, de forma lúdica e interativa, com conteúdos que impactam toda comunidade escolar.

Elas aprendem sobre o tema por meio de experiências teóricas, sensoriais, vivências e práticas, envolvendo contações de histórias, jogos desenvolvidos pelo Sesc, atividades artísticas e oficinas culinárias. Alpem disso, os textos originais do Guia Alimentar, relativos ao passo do mês, são compartilhados com as famílias, juntamente com uma proposta de incentivo para que o passo seja colocado em prática no ambiente familiar.

Projeto de EAN é destaque nacional

Este tema “Dez passos para Alimentação Adequada e Saudável” entrou em pauta na Rede Sesc de Ensino ainda em 2022 e ganhou o reconhecimento público, diante dos ótimos resultados. O projeto de EAN foi selecionado pelo Ministério da Saúde, Organização Panamericana de Saúde, Organização Mundial da Saúde e Observatório de Políticas Públicas de Segurança Alimentar, para compor um E-book do Laboratório de Inovação em EAN (LIS-EAN), material que reunirá projetos que valorizam o Guia Alimentar para a População Brasileira.

Considerando sua relevância, o projeto segue em 2023, com novas ações e materiais aprimorados para que as experiências sejam ainda melhores!