Durante dois dias (10 e 11 de novembro) ocorreu o Encontro Nacional de Comunicação do Sistema CFN/CRN, em Brasília (DF), com a presença de conselheiros coordenadores das Comissões de Comunicação e assessores de Comunicação do Sistema. A coordenadora da Comissão do CRN-10, Aline Calliari, participou junto com a assessora de Comunicação Sara Caprario e a coordenadora Administrativa Liliane Nieser. O objetivo foi compartilhar informações, aprimorar processos, trocar experiências das atividades realizadas e planejar as campanhas do Sistema em 2023, incluindo as datas comemorativas como Dia do Técnico de Nutrição e Dietética e Dia do Nutricionista.

Na abertura, o presidente do CFN, Élido Bonomo, fez uma fala de modo virtual, e presencialmente estavam a diretora secretária Manuela Dolinsky e o diretor tesoureiro Alexsandro Wosniaki. A coordenadora da Comissão de Comunicação do CFN, Carmem Kieling Franco, conduziu as atividades previstas na programação junto com as conselheiras integrantes Risoneide Rodrigues Calazans e Mirian Marcolino da Cunha.

Todos os conselhos regionais apresentaram um resumo das ações de comunicação no último ano. A coordenadora da Comissão de Comunicação do CRN-10, Aline Calliari, mostrou como são planejadas as atividades, os números dos canais utilizados para que as informações cheguem aos profissionais, algumas campanhas de destaque realizadas neste ano e a série de lives com o tema “Desvendando Transtornos Alimentares”.

Na sequência foram avaliadas as campanhas nacionais deste ano, depois debatida a realização de um Workshop de Imprensa em janeiro e criado um Grupo de Trabalho para revisão da Política Nacional de Comunicação. No segundo dia do Encontro, os participantes foram divididos em grupos para formular propostas para as campanhas de 2023. Objetivo foi formar os conceitos e diretrizes (eixos) das campanhas de comunicação social do Sistema CFN/CRN, convergindo ideias de assessores, conselheiros e assessores técnicos para a formação das mensagens que serão
veiculadas, seus respectivos públicos-alvo e formatos/plataformas escolhidas. Os assessores tiveram o papel de pontuar os aspectos positivos de cada proposta de eixo, sob a perspectiva da comunicação social. Já os coordenadores de comunicação puderam pontuar questões de ordem técnico política das propostas, sob a perspectiva da atividade do nutricionista. Assim, de forma mais assertiva, foram debatidas todas as propostas e escolhidas as que serão apresentadas ao Plenário do CFN.