Na última segunda-feira (30/10), foi realizado o lançamento do livro “Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia: A Cultura dos Sabores da Ilha de Santa Catarina”, uma obra que conta a história da culinária da Capital e traz deliciosas receitas de chefs contemporâneos. A publicação é uma iniciativa da FloripAmanhã, com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, ENGIE Brasil Energia, Osli Restaurante, WKoerich e Jurerê In/Grupo Habitasul. A presidente do CRN-10, Vânia Passero, esteve presente ao evento junto com as nutricionistas Ana Paula de Mello, Elizabeth Diamantopoulos e Bianca Antonini.
O CRN-10 integra Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia tendo como representantes Elizabeth Diamantopoulos e Bianca Antonini. No evento foram homenageados os apoiadores do livro, os autores e os chefs que compartilharam suas receitas. “Parabéns a todos pela organização e compromisso com nossas tradições e cultura gastronômica”, disse a presidente do CRN-10.
A gastronomia de Florianópolis caracteriza-se pela harmonia entre tradição e diversidade: os restaurantes locais valorizam e preservam expressões culturais como o modo de preparo, os ingredientes da região e outros costumes. O resultado surpreende, encanta e conquista os turistas. E a partir de agora, a nossa gastronomia poderá ser levada para qualquer lugar com o livro “Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia: a cultura dos sabores da Ilha de Santa Catarina”, deixando sempre um gostinho de quero mais.
“Estamos aqui para celebrar uma conquista da nossa Confraria Sabores de Floripa, com o lançamento deste livro”, fala Anita Pires, conselheira da entidade e Coordenadora geral do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia. “Temos lutado constantemente para fortalecer o setor gastronômico de nossa cidade e percebemos na confraria como uma oportunidade extraordinária de aperfeiçoamento e de troca de experiências com outras cidades do mundo. Para que sejamos efetivos e tenhamos resultados concretos precisamos batalhar juntos, pois somente juntos, vamos conseguir esses avanços”, complementa Anita.
A obra traz um resgate histórico repleto de detalhes e sabores, para se deliciar a cada página, com a cronologia da gastronomia de Florianópolis – tendo como ponto de partida 5.000 anos atrás, chegado até os dias atuais. “A história é enriquecida com deliciosas receitas de Chefs contemporâneos que agregaram em seus preparos um pouco da revolução gastronômica contada a cada capítulo. O livro apresenta nossa ‘Ilha gastronômica’ para o mundo e justifica a razão pela qual fomos agraciados com a chancela da UNESCO”, destaca Narbal Corrêa, responsável pela construção desse livro e coordenador da Confraria Sabores de Floripa, um espaço de aperfeiçoamento dos cozinheiros e chefs de cozinha, e da qualificação da gastronomia de Florianópolis, ação integrante do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco.
Homenageados
Por sua dedicação ao setor gastronômico de Florianópolis e apoio na realização do livro, algumas pessoas foram homenageadas na noite de lançamento da obra, terça-feira (30 de outubro), no LK Design Hotel.
Apoiadores que viabilizaram a produção do livro
- Eduardo Satamini – Presidente da ENGIE, representado por Rafael Riberto – Coordenador de projetos Culturais
- Walter Koerich – Osli Restaurante e Grupo Koerich
- José Mateus – Habitasul
- Prefeito Topazio Neto e Zena Becker da Prefeitura Municipal de Florianópolis
Autores do Livro
- Narbal Correa (autor),
- Amilcar D´Avila de Mello (apresentação do livro)
- André Vasconcelos (prefácio)
Chefs cujas receitas estão registradas no livro
- Anderson Quevedo
- Angela Freire
- Betinho Valente
- Carolina Soares Baracuhy
- Daniel Augusto Heerdt de Paiva
- Daniel Chissini de Castro
- Daniel Nunes Rovere
- Elizabeth M. Diamantopoulos Neme
- Elza Damasco dos Santos Beling
- Fausto Silva Jr
- Felipe SIlva
- Gabriel Sant’Ana
- Igor Divaldo Krupp
- Janete Borges
- João Alexandre Lombardo
- Jose Ricardo Raymundo
- Julia Achá Conde
- Pedro Otávio Rosa Cabral
- Pedro Soares
- Roberto Henrique Barreiros Silva
Parceiros da Confraria
- Clovis Otávio Rosa
- Leandro B. de Melo Silva
- Teresa Cristina Coutinho Soares
Rede Mundial de Cidades Criativas UNESCO da Gastronomia
Devido a esse cenário, desde 2014 a cidade faz parte do seleto grupo que compõe a Rede Mundial de Cidades Criativas UNESCO da Gastronomia, que reconhece e apoia a criatividade como estratégia impulsionadora do desenvolvimento sustentável, por meio de parcerias mundiais.
Florianópolis foi a primeira cidade do Brasil a receber o título Cidade Unesco da Gastronomia, gerando visibilidade internacional, fortalecendo o patrimônio histórico e as tradições gastronômicas, e atraindo milhares de turistas.
“Nós estamos muito felizes com essa entrega, que fortalece ainda mais o potencial turístico cultural e gastronômico da cidade. É uma honra para a FloripAmanhã e para Florianópolis, que se tornou referência no assunto”, descreve Anita Pires.
PARA SABER MAIS
Florianópolis: Cidade Unesco da Gastronomia / Unesco City of Gastronomy
Desde o dia dois de dezembro de 2014, Florianópolis integra um seleto grupo que atualmente é composto por 246 membros, abrangendo sete áreas criativas: Artesanato e Arte Popular, design, cinema, gastronomia, Literatura, Música e Artes Media. A Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco une cidades que reconhecem e apoiam a criatividade como estratégia impulsionadora do desenvolvimento sustentável, por meio de parcerias mundiais. O título Cidade Unesco da Gastronomia gera visibilidade internacional e tem potencial para incrementar o setor turístico-gastronômico local, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região.
Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é composta pelas cidades de: Belém (PA), Paraty (RJ), Belo Horizonte (MG), Overstrand Hermanus (África do Sul), Bendigo (Austrália), Cochabamba (Bolívia), ChengDu, Yangzhou, Macao e Shunde (China), Buenaventura e Popayán (Colômbia), Jeonju (Coréia do Sul), Burgos e Dénia (Espanha), San Antonio e Tucson (EUA), Portoviejo (Equador), Rasht (Irã), Alba, Bergamo e Parma (Itália), Hyderabad (Índia), Tsuruoka (Japão), Zahlé (Líbano), Enseada e Mérida (México), Bergen (Noruega), Arequipa (Peru), Cidade do Panamá (Panamá), Östersund (Suécia), Phuket (Tailândia) e Hatay, Afyonkarahisar e Gaziantep (Turquia).
O Brasil possui ainda outras cidades na Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO em diferentes campos criativos: Brasília/DF (Design), Curitiba/PR (Design), Fortaleza/CE (Design), João Pessoa/PB (Artesanato e Artes Folclóricas), Salvador/BA (Música), e Santos/SP (Cinema).
Entidades integrantes do Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia:
– Associação FloripAmanhã
– Prefeitura Municipal de Florianópolis
– Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina/FECOMÉRCIO-SC,
– Serviço Social do Comércio de Santa Catarina/SESC-SC,
– Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina/SENAC-SC,
– Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina/SEBRAE-SC,
– Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis/CDL Florianópolis,
– Instituto Federal de Santa Catarina/IFSC,
– Universidade Estácio de Sá/ESTÁCIO,
– Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina/CEART-UDESC,
– Universidade do Sul de Santa Catarina/UNISUL,
– Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC,
– Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau,
– Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis/SHRBS,
– Associação Brasileira de Bares e Restaurantes/ABRASEL-SC
– Conselho de Regional de Nutricionistas da 10ª Região – CRN10
Algumas Ações Relacionadas
Observatório da Gastronomia
A criação do primeiro Observatório da Gastronomia no país já iniciou com a realização de duas oficinas nos últimos meses de 2014, quando representantes de diversas entidades ligadas ao setor discutiram os conceitos e definiram que perguntas o Observatório deve ajudar a responder de modo a contribuir na geração e gestão do conhecimento ligado à gastronomia local.
“Observatório são plataformas de cocriação, coparticipação, devem envolver toda a sociedade para buscar a solução de seus problemas e são uma tendência em todos os setores”, explica Neri do Santos, professor da UFSC que foi facilitador nas oficinas.
Confraria do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia
A Confraria Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia congrega chefs, proprietários de empreendimentos gastronômicos, fornecedores, produtores, jornalistas, representantes de entidades e ainda pessoas com afinidade em encorajar a exploração do potencial criativo, social e econômico existente em Florianópolis, especialmente na área da “indústria criativa” da gastronomia, promovendo nossa diversidade cultural. Os integrantes comprometem-se a investir toda sua energia e talento para a expansão e dinamização de atividades voltadas a fortalecer a vocação especial de nossa cidade para a gastronomia como potencial alavancador do desenvolvimento sustentável de Florianópolis para moradores e visitantes.