A pesquisa realizada pela Comissão de Formação Profissional do CRN-10 e por coordenadores e professores de cursos de Nutrição apresenta o resultado do levantamento feito com profissionais formados em Santa Catarina e inscritos no Conselho Regional de Nutricionistas da Décima Região.

Foram 1346 respostas ao formulário no total, que resultaram em um raio-x sobre o passado, presente e perspectivas na profissão, aqui no Estado.
Segundo a pesquisa, os nutricionistas de Santa Catarina são na sua maioria mulheres (96%), jovens (87% tem menos de 40 anos de idade) .
Do total, 81% colou grau em instituições catarinenses e mais da metade tem menos de 10 anos de profissão, sendo que 57% colou grau depois de 2010.

A pesquisa ainda apontou que apenas 7% nunca atuou como nutricionista e que 44,5% dos profissionais atuam nas regiões da Grande Florianópolis ou Vale do Itajaí. A maioria (57%) levou menos de 6 meses para conseguir o primeiro emprego.
As principais áreas de atuação são:

O serviço público, no executivo municipal ficou em primeiro lugar, como local de trabalho.

Confira os 3 primeiros:

No geral, a categoria profissional em empresa privada (33.6%) supera o funcionalismo público (24,6%). Em terceiro lugar vêm os profissionais liberais (24,3%).

A remuneração mensal média de um nutricionista formado aqui em SC fica em torno de R$ 3.570,00.
Cerca de 40% dos nutricionistas trabalham até 30 horas semanais na área de atuação principal.
Apenas 31,8% ainda não realizaram um curso de pós-graduação ou especialização. Mais de 80% demonstraram interesse em realizar algum curso de pós, principalmente em áreas como Nutrição Clínica, Esportiva, Funcional, Saúde Coletiva, Escolar ou Gastronomia.
Mais de 50% dos nutricionistas se dizem satisfeitos ou muito satisfeitos com a profissão, mas 13,5% se manifestaram insatisfeitos, principalmente pela baixa remuneração e a falta de valorização profissional.
A Comissão de Formação Profissional do CRN-10 agradece a todos pela participação e fica à disposição em caso de dúvidas referente a pesquisa realizada.