O Sistema Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas (CFN/CRN) contesta veemente as informações divulgadas pelo padre Marcelo Rossi em seu programa Momento de Fé, da Rádio Globo AM, que foi ao ar no último dia 11 de novembro. Marcelo Rossi prestou um desserviço aos ouvintes ao menosprezar profissões regulamentadas como a do nutricionista, com afirmações equivocadas que confundem a opinião pública sobre as reais habilidades deste profissional.

O padre afirmou que “queria alguém mais especializado [para fazer reeducação alimentar]… um [médico] nutrólogo… portanto, é muito mais que um nutricionista”, demonstrando nítido desconhecimento sobre as habilidades e competências do nutricionista.

É importante esclarecer a sociedade que ao nutricionista é dada a autonomia profissional em suas atividades, condição consolidada pela Lei Federal 8234/91, que também lhe confere atividades privativas, como: “assistência e educação nutricional para coletividades ou indivíduos, sadios ou enfermos, em instituições públicas e privadas e em consultório de nutrição e dietética; assistência dietoterápica hospitalar, ambulatorial e a nível de consultórios de nutrição e dietética, prescrevendo, planejando, analisando, supervisionando e avaliando dietas para enfermos”; entre outras.

Hoje, mais de 100 mil nutricionistas são registrados no Sistema CFN/CRN, atuando em todos os níveis de atenção a saúde com trabalhos científicos reconhecidos nacional e internacionalmente em suas diversas áreas de atuação.

Solicitamos ao padre e a Rádio Globo AM que se retratem ou nos concedam espaço no mesmo veículo, entendendo que a maior beneficiada com o esclarecimento dos fatos será a sociedade brasileira. Somente assim o direito de todos à verdade será restabelecido.