Encontro acontece em São Paulo (SP), de 25 a 27 de outubro.


Começou ontem (25/10) a X Jornada de Atualização Técnica de Fiscais do Sistema CFN/CRN, que este ano tem o tema: Fiscalização do Futuro: Novos Tempos e Novos Desafios. As atividades vão até amanhã (27/10), em São Paulo (SP).

O encontro foi organizado pela Comissão de Fiscalização do Conselho Federal de Nutricionistas (CF/CFN) e conta com a participação de 150 pessoas, entre conselheiros federais e regionais e de, aproximadamente, 90 nutricionistas fiscais de todo o Brasil. Do CRN-10 estão participando do evento a presidente Vânia Passero, a coordenadora da Comissão de Fiscalização, Juliana Franco, a coordenadora técnica Pietra Klein, a coordenadora de Fiscalização Laura Arantes Frischenbruder e as nutricionistas fiscais Rafaela Bertuol, Priscilla Peres Emidio e Gabriela da Silva.

Momento de apresentação dos Regionais. Na foto a nutricionista fiscal do CRN-10 Rafaela Bertuol apresenta as ações realizadas em Santa Catarina

A abertura do evento teve a participação da vice-presidente do Conselho Federal de Nutricionistas, Kátia Regina Guimarães e da conselheira federal, Ivete Barbisan, ex-coordenadora da CF/CFN. Em sua fala, Kátia destacou a importância da atuação dos fiscais. “A atuação do nutricionista deve ser pautada e reconhecida pela ética. Dentro deste contexto, cada fiscal possui papel fundamental. Tenho certeza que a jornada será um sucesso e, em breve, teremos ótimos resultados para apresentar”.

Ivete Barbisan reforçou que, após um longo período sem a realização do encontro presencial devido a pandemia de Covid-19, agora foi possível reunir todos os envolvidos com a fiscalização no Sistema CFN/CRN. “Este é um momento único, de reencontros, troca de experiências e renovação da nossa energia para continuar com o trabalho de fiscalização em benefício da sociedade brasileira”.

Nova composição

A conselheira Ivete Barbisan aproveitou a ocasião para apresentar a nova composição da Comissão de Fiscalização do CFN para o próximo ano. Os integrantes são: Ana Jeanette Lopes de Haro (coordenadora); Ivete Barbisan; Riso Calazans; Maria Cristina Bignardi; Adele da Matta Costa; Deise Baptista (ambas, colaboradoras federal); Bruno Reis; Naum Charles e Alcemi Almeida de Barros.

Programação

No primeiro dia de evento, no período da manhã, os participantes acompanharam debates sobre Atuação do nutricionista em EMTN, com Lenita Borba e mediação da coordenadora da Unidade Técnica do CFN, Caroline Romeiro; Casos Éticos Comentados, com Fabiana Poltronieri e a conselheira Maria Cristina Bignardi como mediadora. O espaço também foi aberto para alguns informes, sobre resoluções, teleconsulta em Nutrição, denúncias no exterior, denúncias de exercício ilegal e sobre o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).

Durante a tarde, debates sobre Roteiros de Visita Técnica: histórico e status atual, com moderação do conselheiro Naum Charles; a Valorização das Ações de Fiscalização, com representantes dos conselhos regionais que apresentaram trabalhos no XXVII Congresso Brasileiro de Nutrição, com mediação da conselheira federal Ana Jeanette Lopes de Haro e a Atuação do nutricionista em terapia renal substitutiva, com a nutricionista Renata Rodrigues Teixeira e Bruno Reis como mediador.

Também foi realizada uma reunião das áreas técnicas do Sistema CFN/CRN, que reuniu integrantes da Unidade Técnica do CFN, coordenadores, gerentes e assessores técnicos dos Conselhos Regionais de Nutricionistas.

 

Texto: Rodrigo Rueda